A ERSAR – Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos voltou a reconhecer a qualidade da água para consumo humano de Cantanhede, colocando-a em lugar de destaque no Relatório Anual dos Serviços de Águas e Resíduos em Portugal – RASARP 2022.

O documento, tornado público já este mês, reúne informação relevante sobre a caraterização e evolução do setor, incluindo a avaliação da qualidade do serviço prestado aos utilizadores, o benchmarking do desempenho das entidades gestoras, a monitorização legal/contratual e o enquadramento económico-financeiro do setor.

“De acordo com o RASARP 2022, a INOVA-EM aparece em lugar de destaque, acima da média nacional, nos indicadores de excelência relativos ao Serviços de Abastecimento de Água, Serviço de Águas Residuais e Qualidade do Serviço dos Resíduos Urbanos”, avança, em comunicado, o Municipio de Cantanhede, que acrescenta que “no que diz respeito ao Serviço de Abastecimento de Água, em 13 indicadores possíveis, a INOVA apresenta 10 a verde, quando a média nacional é de apenas 5 indicadores. O controlo, a qualidade e a segurança da água da torneira, distribuída pela INOVA-EM é, uma vez mais, comprovado por esta classificação”.

De resto, foram estes mesmos dados que permitiram a atribuição à INOVA-EM, por parte da ERSAR, dos selos de Qualidade da Água e o Prémio de Excelência, relativo à Gestão de Resíduos Urbanos.

Relativamente ao alerta da entidade reguladora sobre as perdas de água da rede pública e novas formas de gestão, “a INOVA-EM apresenta uma evolução positiva, em comparação com os dados de 2020, acompanhando, de resto, a tendência de melhoria a nível nacional”.

“A água não faturada e as perdas reais de água por ramal constituem um dos principais desafios para a empresa municipal, com vista à diminuição do desperdício e consequente redução destes valores”, enfatiza o comunicado municipal.