José Vigário, há 50 anos ligado ao Hóquei Clube da Mealhada, foi o grande homenageado na 15.ª edição da Gala Desportiva do Município da Mealhada, que se realizou recentemente, no Cineteatro Messias. Ao presidente honorário do HCM foi entregue, pelo executivo camarário, um stick personalizado onde se podia ler «Pavilhão Municipal da Mealhada – Dr. José Vigário», marcando assim o momento em que a infraestrutura passa a ter o seu nome.
«É uma distinção que me honra muito, mas é uma homenagem a muita gente e muitas direções que trabalharam no clube nos últimos 50 anos», começou por dizer José Vigário, garantindo que foram sempre «chatos» para conseguirem o que queriam, um Pavilhão, «hoje considerado dos melhores do distrito». «Para além das “4 Maravilhas”, a marca forte deste concelho é a ligação ao desporto e o hóquei é uma modalidade muito implementada no município», congratulou José Vigário, não terminando o discurso, sem apelar «a que sejam feitas obras no Pavilhão» que, dado os anos da sua construção, começa a ressentir-se.
Empresário natural da Mealhada, José Vigário iniciou o seu percurso no desporto no final da década de 60, patinando com alguns amigos e familiares numa eira da Quinta da Pedrinhas, uma propriedade da família Messias, junto ao Intermarché da Mealhada. «O grupo de amigos avança para a fundação do HCM e, com os seus dois escalões originais, obtém sucesso nas competições que integraram até 1974, alcançando diversos títulos de campeões distritais. Por volta de 1986, juntamente com Luís Marques, dinamizador dos corsos carnavalescos, decidem aplicar parte dos lucros obtidos na exploração dos corsos no desenvolvimento de um terreno e de uma infraestrutura desportiva rudimentar. Nasce, assim, o edifício que, mais tarde, viria a ser o Pavilhão Municipal da Mealhada», lê-se num comunicado municipal, que acrescenta que «a grande obra de reestruturação do imóvel termina em 1995. Com condições privilegiadas à época, os atletas do HCM chegaram a obter o título regional em todos os escalões de jovens e a equipa sénior subiu à primeira Divisão Nacional».
José Vigário assumiu a presidência do clube em 1989 e só a viria a deixar em 2006. Além do hóquei, desenvolveu outras modalidades, como o voleibol, a ginástica, o karaté e o ballet. Depois de 2006, assumiu a presidência da mesa da assembleia-geral do Clube, até 2021, onde atualmente é presidente honorário. Com esta homenagem, António Jorge Franco, presidente da Autarquia da Mealhada, garante que o Município «pretende dar ênfase ao empenho e à entrega de José Vigário ao desporto, em concreto ao HCM, e, com isto, inspirar outras pessoas a darem do seu tempo à comunidade», um lamento, aliás, deixado, por praticamente todos os dirigentes, que se queixaram «da falta de pessoas».
A Gala que, após dois anos de interregno, se realizou em moldes diferentes, distinguiu, em 2023, todos os clubes do concelho como «Associação Desportiva do Ano»: Atlético Clube do Luso (futsal e kickboxing), Associação Academia P8 Futsal, Associação Desportiva e Cultural dos Pescadores da Pampilhosa, Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Mealhada (Natação), Casa do Povo da Vacariça (Andebol), Centro Recreativo de Antes (Futebol, Hóquei em Patins e Basquetebol), Centro Recreativo Cultural e Desportivo do Travasso (Ténis de Mesa), Clube Desportivo do Luso (Futebol), Futebol Clube de Barcouço (Futsal), Futebol Clube da Pampilhosa, Grupo Desportivo da Mealhada (Futebol), Hóquei Clube da Mealhada (Hóquei em Patins, Patinagem Artística, Karaté e Ballet), Luso Ténis Clube, Núcleo Karaté da Pampilhosa, Sport Clube de Carqueijo (Futebol) e Associação Trilhos Luso Bussaco (Atletismo).
«Grande impulsionador da modalidade no concelho», enaltece Jorge Franco
A ratificação do despacho para alteração do nome do Pavilhão Municipal de Mealhada para «Pavilhão Municipal de Mealhada Dr. José Vigário» foi aprovada na última reunião do executivo camarário. «Uma pessoa que fez muito pelo HCM e um dos grandes impulsionadores deste desporto no concelho da Mealhada», referiu António Jorge Franco, presidente da Autarquia, explicando que a alteração da designação do Pavilhão foi sugerida pela direção do HCM, depois de aprovada em assembleia-geral.
Texto de Mónica Sofia Lopes
Galeria de fotografias de José Moura em https://www.facebook.com/bairradainformacao