A Escola Básica N.º 2 da Mealhada hasteou, na manhã do passado dia 26 de janeiro, a sua Bandeira Verde, um compromisso que a referida instituição de ensino tem com este programa pelo quarto ano consecutivo.

«No início do ano letivo foi feita uma auditoria à qualidade do Programa Eco-Escolas, pela Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, e foi nos atribuído o respetivo Diploma», referiu a coordenadora do projeto Eco-Escolas na EB2 da Mealhada, Maria Virgínia Delgado, acrescentando: «Estamos pois muito orgulhosos com o reconhecimento do trabalho desenvolvido na escola por todos os intervenientes, alunos, docentes, assistentes operacionais e a valiosa colaboração de Lídia Dias (do Centro de Interpretação Ambiental».

Maria Virgínia Delgado, também professora na escola, alertou, para «as notícias preocupantes que todos os dias nos chegam»: «Inundações por todo o planeta, consequência da subida mais rápida dos níveis do mar; e a diminuição drástica da biodiversidade, com um milhão de espécies ameaçadas de extinção».

«Assistimos a lançamentos de alerta dos jovens por todo o mundo e concluímos que vocês têm razão! É urgente a mudança. Importa alargar a consciência do que está a acontecer à saúde do Planeta e intervir, mudar comportamentos», continuou a coordenadora do projeto, concluindo: «Hoje, aqui e agora, precisamos e queremos uma escola comprometida com a saúde do Planeta, com a “nossa” saúde. Com mais alunos, com mais atenção ao futuro».

A cerimónia, que decorreu no átrio da escola, contou com uma atuação a solo dos alunos da Oficina de Música, Diana Ferreira e Pedro Pimenta. Estiveram presentes diversos convidados ligados ao Agrupamento de Escolas, ao poder autárquico e à comunidade, nomeadamente, o diretor do Agrupamento de Escolas da Mealhada, Fernando Trindade; o presidente e a vice-presidente da Câmara da Mealhada, António Jorge Franco e Filomena Pinheiro, respetivamente; e ainda Abílio Semedo, presidente da Junta da União de Freguesias da Mealhada, Ventosa do Bairro e Antes.