O Município da Mealhada realiza, dia 30 de janeiro, pelas 21 horas, no Cineteatro Messias, a 15.ª Gala Desportiva, um evento que presta homenagem aos dezasseis clubes do concelho, em todas as suas vertentes, das estruturas diretivas aos atletas e colaboradores, do karaté ao hóquei, do futebol ao ténis, da pesca ao andebol, do atletismo ao futsal e à natação.
O Cineteatro Messias volta, este ano, a ser palco da Gala Desportiva do Município da Mealhada. Nesta 15.ª edição, avança a Autarquia em comunicado, “a Gala terá um figurino ligeiramente diferente, focando-se no reconhecimento às associações desportivas locais inseridas em quadros competitivos regulares e não na distinção daqueles que alcançaram os melhores resultados regionais e locais, devido aos constrangimentos sentidos, ainda no ano passado, nos diversos campeonatos, pela pandemia”.
“Pretendemos destacar o papel fundamental das associações na comunidade, não só de formação desportiva como de formação cívica. Procuramos, com esta homenagem, sublinhar o empenho e o trabalho altruísta e resiliente de jogadores, dirigentes, técnicos e até de adeptos que, muitas vezes, dão uma ajuda fundamental no dia-a-dia dos clubes”, sublinha o presidente da Câmara da Mealhada, António Jorge Franco.
Serão homenageadas 16 associações desportivas locais: Associação Desportiva e Cultural dos Pescadores da Pampilhosa, Associação Humanitária Bombeiros Voluntários da Mealhada, Associação P8 Academia de Futsal, Associação Trilhos Luso Bussaco, Atlético Clube do Luso, Casa do Povo da Vacariça, Centro Recreativo de Antes, Centro Recreativo Cultural e Desportivo do Travasso, Clube Desportivo de Luso, Futebol Clube da Pampilhosa, Futebol Clube de Barcouço, Grupo Desportivo da Mealhada, Hóquei Clube da Mealhada, Luso Ténis Clube, Núcleo de Karaté da Pampilhosa e Sport Clube Carqueijo.
A Gala Desportiva do Município da Mealhada realiza-se há quinze anos (com interrupção apenas devido à pandemia), com o objetivo de reconhecer o trabalho realizado no concelho em prol do desporto, premiando aqueles que ao longo da sua vida (e habitualmente em cada ano) contribuíram para o seu desenvolvimento.
Mealhada é “Amigo do Desporto” há sete anos e “Autarquia Solidária” há dois
Muitas são as iniciativas desportivas organizadas pelo e no Município da Mealhada ao longo de todo o ano. A título de exemplo foi o que aconteceu, em novembro passado, com a Gala dos Municípios Amigos do Desporto e das Autarquias Solidárias a acontecer também no Cineteatro Messias.
Mais de setenta autarquias estiveram presentes na cerimónia de entrega do galardão que premiou as suas boas práticas na área desportiva, como foi o caso do Município da Mealhada, distinguido há sete anos consecutivos. Relativamente às Autarquias Solidárias estiveram também presentes mais de vinte e cinco autarquias, galardão que a Mealhada também receberá, pela segunda vez.
“Felicito o vosso trabalho e é com satisfação que vejo as vossas candidaturas”, disse, na ocasião, Pedro Mortágua Soares, responsável pela Plataforma Cidade Social, enaltecendo o papel “dos técnicos do Desporto das Autarquias”. “Há municípios com menor dimensão, em todas as regiões, que fazem um trabalho de excelência”, congratulou.
Para este dirigente, o investimento no desporto e na ação social tem inúmeras vantagens, nomeadamente, “criação de amizades duradouras, aprende-se o jogo da vida, a disciplina, a trabalhar com os outros, a ser-se solidário, a lidar com a deceção e a alcançar os objetivos”.
Para António Jorge Franco, presidente da Câmara da Mealhada, o investimento do desporto no concelho da Mealhada “tem muitos anos”: “Apostamos em equipamentos para receber equipas de todo o país e de todo o mundo e, por isso, temos aqui eventos nacionais e internacionais”.
Por outro lado, afirma o autarca, “a Câmara tem um orgulho enorme do trabalho que faz com toda a comunidade, todas as semanas. Temos atividades em parques e em espaços abertos por todo o município e isso muito se deve aos nossos colaboradores”.
Recordamos que “o Galardão ‘Município Amigo do Desporto’, atribuído pela plataforma ‘Cidade Social’, resulta de um programa dirigido às autarquias que pretende aumentar o valor da intervenção dos municípios portugueses nas áreas do Desporto. Já o das Autarquias Solidárias pretende reconhecer a intervenção das autarquias no domínio da ação social”.
Texto de Mónica Sofia Lopes
Imagens de Arquivo