Serão dois fins-de-semana intensos reservados, em fevereiro (de 11 a 21), na Mealhada, para o Carnaval Luso-Brasileiro da Bairrada, evento que contará com o reinado do antigo jogador de futebol Jardel e a influencer Jaciara, ambos brasileiros. A grande novidade do evento é a alteração do percurso dos corsos diurnos, que terá início junto ao Foto Rei, na Rua Dr. Cerveira Lebre, terminando no final da Avenida 25 de Abril, via que receberá o evento pela primeira vez. Mas as novidades não se ficam por aqui, uma vez que a Associação do Carnaval da Bairrada retomará o tradicional Baile de Gala, suspenso há vários anos, e o espetáculo contará também com um Voto Popular, permitindo que o público possa escolher a escola de samba de que mais gostou. A tudo isto, junta-se o habitual concurso de escolas de samba, a Tenda com animação noturna, o Carnaval de Palmo e Meio e o Desfile Trapalhão.
A tradição mantem-se no Carnaval da Mealhada com os reis a serem naturais do Brasil. «Jardel foi um grande futebolista, com uma grande história em Portugal. Jaciara, por outro lado, tem uma participação muito forte nas redes sociais», começou por explicar Luís Moreira, elemento da direção da ACB, acrescentando que «foram duas pessoas que mostraram, desde o início, muita integração com o espírito do nosso Carnaval». E ambos, através de videoconferência, manifestaram-se, perante uma plateia de jornalistas, contentes em regressar a Portugal. «Estou muito feliz de ir aí na companhia de uma amiga», enfatizou Jardel.
Mas a grande novidade da edição de 2023 do Carnaval Luso-Brasileiro da Bairrada será mesmo o seu percurso, nas tardes dos 19 e 21 de fevereiro. O ponto de partida será na Rua Dr. José Cerveira Lebre, junto ao Foto Rei; haverá um corte à esquerda para a Rua Eduardo Alves de Matos, junto ao café Portão; e uma viragem, pela primeira vez, à direita, para a Avenida 25 de Abril, onde o corso terminará no final da rua. Haverá bancadas junto ao Tribunal da Mealhada e também na 25 de Abril, na zona dos estacionamentos. O custo de cada entrada é de seis euros e as bilheteiras, duplas, situar-se-ão na zona da Metinha, atrás do edifício dos Paços do Concelho e junto à instituição bancária Millenium.
«O percurso situava-se numa zona antiga e não garantia grande logística tanto para os visitantes como para os desfilantes. Julgamos que esta mudança vai ser uma grande vantagem para o nosso Carnaval», declarou Alexandre Oliveira, presidente da direção da ACB, confessando ter sido algo «muito pensado».
Para o Carnaval de Palmo e Meio, a 12 de fevereiro, estão previstas mais de mil crianças provenientes de todas as escolas do concelho da Mealhada e as entradas são gratuitas. Um percurso que começa no Centro Escolar e termina junto à Tenda noturna e que contará, no final, com a atuação do «Batuta – O Maestro da Fruta», na Tenda Gigante.
Outra grande novidade é o Baile de Gala, no sábado, 18 de fevereiro, na Escola Secundária da Mealhada. «Vamos recriar algo que já existiu. Será um evento privado, onde convidaremos pessoas que já estiveram neste lugar de direção, onde estamos hoje», explicou Alexandre Oliveira. «Será um jantar “experiência piloto”, onde teremos os míticos Yankees a animar e a presença dos reis do Carnaval da Mealhada».
Este ano, para além do habitual concurso de escolas de samba, o evento contará também com o Voto Popular, uma iniciativa autónoma de qualquer outra avaliação, que permitirá ao público “escolher” a escola de samba de que mais gostou. «Por cada entrada é entregue um boletim de voto, que depois tem que ser colocado numa tômbola», referiu o dirigente.
Todos os eventos serão transmitidos nos canais oficiais da ACB, no Facebook e no Youtube.
Texto de Mónica Sofia Lopes
Imagem de Arquivo