O Município de Anadia adjudicou a construção da rotunda na Estrada Nacional 1/ Itinerário Complementar 2, no lugar do Peneireiro, na União de Freguesias de Tamengos, Aguim e Óis do Bairro, à empresa Vítor Almeida & Filhos, SA, pelo montante de 316.449,23 euros, valor acrescido de IVA, com um prazo de execução de 150 dias. A deliberação foi aprovada esta quinta-feira, 12 de janeiro, em reunião de executivo.
Segundo um comunicado de imprensa da Autarquia, “o projeto tem o intuito de melhorar as condições de segurança rodoviária e de circulação dos seus utilizadores. Recorde-se que a negociação para a realização desta obra decorreu durante vários meses, entre o Município de Anadia e a IP – Infraestruturas de Portugal, tendo culminado com a assinatura do Acordo de Gestão para a execução da rotunda”.
Segundo o acordo estabelecido entre as partes, o Município de Anadia é responsável pela execução da obra, tendo por base o projeto de execução elaborado pela IP. “Compete ainda à Autarquia lançar, gerir, executar e fiscalizar a obra, desde o procedimento pré-contratual até ao seu encerramento administrativo, cabendo-lhe ainda a responsabilidade pela execução material, financeira e contabilística da mesma”, lê-se no documento municipal remetido à comunicação social.
Já na última Assembleia Municipal de Anadia, que se realizou a 28 de dezembro, e depois de mais um acidente naquele troço que provocou uma vítima mortal, o assunto voltou a ser abordado no referido órgão, questionando a bancada do Movimento Independente Anadia Primeiro de qual era o ponto de situação. Em resposta, Teresa Cardoso, presidente da Câmara de Anadia, recordou que “a construção da rotunda faz parte do orçamento municipal para 2023” e que o Município, para facilitar toda a metodologia, se disponibilizou para ser promotor da obra, “processo concluído no final de outubro”. “Temos um concorrente que irá à primeira reunião de janeiro. Espero que o contrato seja assinado em janeiro e que em fevereiro se possa iniciar a obra”, enfatizou.