O Município de Cantanhede ofereceu 30 cabazes de Natal à Conferência de São Pedro, da Sociedade de São Vicente de Paulo, para que, entretanto, esta instituição social proceda à sua distribuição pelas famílias do concelho que se encontram em situação de carência.
Numa cerimónia que decorreu no salão nobre da Casa Francisco Pinto, esta, que tem sido uma tradição desde há vários anos, foi mais uma vez assinalada, hoje, 19 de dezembro, com a entrega formal pela presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio, aos representantes daquela instituição de solidariedade designadamente, Ildefonso Samelo, Rui Branco, Manuel Cantarinho, Euclides Branco, Vítor Rosado, Maria Alice Saraiva e Isabel Carvalho, durante um encontro que contou também com a presença da vereadora da Ação Social, Célia Simões.
Constituídos por produtos de primeira necessidade, que habitualmente fazem parte da consoada, os cabazes representam uma iniciativa de carácter social solidária, com a qual a edilidade pretende “proporcionar às famílias que enfrentam maiores dificuldades alguns bens que não devem faltar em nenhum lar nesta altura do ano”, afirmou a presidente da autarquia. Helena Teodósio alertou para “as dificuldades e desafios que o novo ano irá trazer, devido à pressão inflacionista a que temos vindo a assistir e que tende a agravar a situação das famílias mais desfavorecidas, problema a que a Câmara Municipal vai estar muito atenta. Para já, vamos tornar um pouco mais rica e mais doce a noite de Natal de algumas franjas socialmente mais desfavorecidas, neste caso através da Conferência de S. Pedro da Sociedade de S. Vicente de Paulo, a quem a autarca agradeceu “a colaboração no processo e também o trabalho empenhado que realiza a favor de quem precisa”.
Recorde-se que, além dos cabazes distribuídos através da Conferência de S. Pedro a Câmara Municipal adquiriu 200 cabazes de Natal para atribuição às famílias vulneráveis do concelho, processo que está a ser operacionalizado, como habitualmente, pela Divisão de Ação Social e Saúde em articulação com as Juntas e Uniões das Freguesias.
A líder do executivo camarário lembrou ainda o apoio da Câmara Municipal à instituição noutras vertentes, nomeadamente para “o investimento que a autarquia realizou na requalificação do Bairro Vicentino, intervenção que está praticamente concluída, assim como a valorização urbanística da envolvente. Em parceria com o padre João Pedro Silva, esperamos realizar uma cerimónia oficial para assinalar a entrega das habitações, já no início do próximo ano”, disse a autarca.
Em representação da Conferência de São Pedro, usou da palavra Ildefonso Samelo, que enalteceu “a disponibilidade do executivo camarário em colaborar com a instituição na oferta de cabazes de Natal a famílias carenciadas”. Aquele responsável lembrou que “os cabazes são entregues a famílias ou pessoas sinalizadas pela instituição por estarem em situação de carência, uma dádiva que faz diferença para quem a recebe, na forma de passar esta quadra”.