Uma colisão entre uma ambulância dos Bombeiros da Mealhada e um veículo ligeiro provocou, na tarde de ontem, uma vítima mortal – a única ocupante do carro -, no cruzamento do Itinerário Complementar 2, no Peneireiro, em Aguim, concelho de Anadia. O local, recorde-se, é conhecido pela reivindicação da população, há vários anos, pela construção de uma rotunda naquele sítio, onde são recorrentes acidentes rodoviários, alguns deles com vítimas mortais. O acidente desta segunda-feira, 19 de dezembro, fez novamente uma vítima mortal, uma mulher, de 77 anos, residente a poucos metros do local do acidente; e ainda dois feridos ligeiros, duas bombeiras da corporação da Mealhada, que foram encaminhadas para o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.

O acidente ocorreu cerca das 15h15, quando uma ambulância INEM dos Bombeiros Voluntários da Mealhada, que seguia para uma emergência em Avelãs de Caminho, no sentido Sul-Norte do IC2, colidiu com uma viatura ligeira, em circunstâncias por apurar. Do choque resultou uma vítima mortal, condutora da viatura ligeira e residente perto de um restaurante daquelas proximidades, que terá entrado em paragem cardiorrespiratória, não tendo sido possível reverter a situação, tendo óbito sido declarado no local; e duas feridas ligeiras, bombeiras na corporação da Mealhada, que, ao início da noite de ontem, ainda se encontravam em observação nos CHUC.

No local estiveram quinze operacionais com sete viaturas dos Bombeiros da Mealhada (duas ambulâncias e um veículo de comando), de Anadia (viatura de salvamento e desencarceramento e um veículo de comando), da Pampilhosa (uma ambulância) e de Oliveira do Bairro (uma ambulância). Também estiveram elementos do Núcleo de Investigação e Acidentes Rodoviários, bem como agentes do Destacamento Territorial de Anadia da GNR. O transporte da vítima mortal para o Instituto de Medicina Legal foi feito por um veículo da Cruz Vermelha.

O trânsito esteve condicionado cerca de duas horas e meia, com filas paradas, no sentido Sul-Norte, que chegavam até à cidade da Mealhada, tendo normalizado cerca das 18h00.

Recordamos os nossos leitores que, devido aos inúmeros acidentes no local, muitos deles com vítimas mortais, os automobilistas que ali passam diariamente sempre reivindicaram para o local a construção de uma rotunda. No verão de 2021 foi até criado um grupo designado de «Movimento Fazer Acontecer – Rotunda Aguim EN1 (IC2)», responsável pela realização, nessa altura, de um cordão humano e pela colocação de lonas naquele local, mantidas até hoje, onde se pode ler, entre outras coisas, «para quando a rotunda?».

Entretanto, e depois de meses de negociações, entre o Município de Anadia e as Infraestruturas de Portugal, foi assinado um acordo de gestão, em junho deste ano, entre as referidas entidades para a execução da referida rotunda. Seguiu-se a deliberação da Câmara de Anadia, no final de outubro, para lançamento do concurso público para a construção da rotunda na EN1/IC2, no lugar do Peneireiro, cujo valor base, avançou na altura a Autarquia, é de 377.775,27 euros e o prazo de execução de 150 dias.

 

Texto de Mónica Sofia Lopes

Imagem com Direitos Reservados