O SIT FLEXI – Transporte Flexível a Pedido – da Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra atingiu o objetivo de 5000 reservas em todo o território. “Trata-se de uma solução de transporte que está a dar resposta às necessidades e especificidades de mobilidade dos habitantes que residem em zonas de baixa densidade demográfica de dezoito concelhos da Região de Coimbra”, lê-se num comunicado da CIM, que acrescenta que “atualmente existem 153 rotas planeadas, que garantem uma cobertura em mais de 630 lugares, estando o serviço disponível a aproximadamente 296 mil habitantes”.

Em 2022, o grande objetivo da CIM Região de Coimbra para este projeto, avança esta entidade, “passou por concluir a implementação do serviço de transporte flexível a pedido nos dezoito municípios e garantir que todos os cidadãos da Região de Coimbra têm acesso à rede de transporte público regular, seja por autocarro ou por Transporte Flexível a Pedido”.

SIT FLEXI é uma solução de transporte que pretende melhorar as condições de mobilidade e acessibilidade, bem como promover a inclusão social e a coesão territorial em toda a Região de Coimbra. O objetivo da CIM Região de Coimbra passa por garantir o essencial direito à mobilidade a todos os cidadãos da Região de Coimbra, oferecendo uma alternativa de mobilidade mais eficiente e sustentável aos cidadãos que residem em zonas mais rurais e de baixa densidade demográfica.

O serviço encontra-se implementado em dezoito municípios da Região de Coimbra: Pampilhosa da Serra, Góis, Penela, Mira, Cantanhede, Montemor-o-Velho, Figueira da Foz, Soure, Condeixa-a-Nova, Coimbra, Mealhada, Mortágua, Penacova, Vila Nova de Poiares, Lousã, Miranda do Corvo, Tábua, Arganil e Oliveira do Hospital.

No concelho da Mealhada, por exemplo, o “Sit Flexi – Transporte a pedido”, foi alargado a seis rotas – com destino à Mealhada e à Pampilhosa -, no final do ano de 2021, servindo agora 27 localidades do município, três dias por semana: segundas, quartas e sextas-feiras. Também os horários foram alargados, passando a existir dois horários de chegada ao destino – 8h30 e 14h00 – e dois de regresso – 12h30 e 18h00.

Assim, através de uma chamada telefónica feita na véspera da viagem pretendia, os utilizadores podem requisitar o táxi para a sua deslocação à Mealhada ou à Pampilhosa, às segundas, quarta e sextas-feiras, podendo optar pelo período da manhã ou da tarde.

O munícipe paga um valor pela viagem mais baixo do que o custo real do trajeto, sendo o restante suportado pela Câmara Municipal da Mealhada e pela Comunidade Intermunicipal (CIM) – Região de Coimbra, através de um financiamento do Fundo Ambiental.

Já na última sessão ordinária da Assembleia Municipal, o presidente da Autarquia da Mealhada, António Jorge Franco, recordou que as rotas do projeto “foram desenhadas com as Juntas”. “Sei que (o projeto) não funciona onde há carreiras públicas, mas não queremos que ninguém fique de fora”, disse ainda o autarca, avançando que “está a ser feito um trabalho em conjunto com a CIM sobre a mobilidade no território”.

 

Imagem de Arquivo com Direitos Reservados