São 29 os novos aderentes à marca «4 Maravilhas da Mesa da Mealhada – Água, Pão, Vinho e Leitão» cuja vigência tem duração até 2024. Numa Gala, que se realizou na Adega Rama e que homenageou sobretudo os restaurantes, cafetarias, produtores de vinho, padarias, assadores de leitão e a água de Luso, o papel do júri não foi esquecido. Ana Paula Pais, diretora de Formação do Turismo de Portugal e elemento integrante da marca desde a sua génese, lançou o repto para que numa próxima edição se possam «adicionar alguns prémios de valorização dos profissionais que trabalham nestas áreas».
A noite da passada quarta-feira foi de festa para cerca de três dezenas de novos membros da marca «4 Maravilhas da Mesa da Mealhada», culminando assim «um rigoroso processo de seleção» a que se submeteram diversos intervenientes. Nas insígnias de Água, Pão, Vinho e Leitão são integrantes a Churrasqueira Rocha, Restaurante Licínio, Restaurante «O Castiço», Restaurante Típico da Bairrada, Sociedade Hoteleira Pedro dos Leitões, Meta dos Leitões, Burguezia do Leitão, Paulo Rama Eventos, Restaurante Couceiro dos Leitões, Nelson FT Simões dos Leitões, Restaurante Manuel Júlio e InterMealhada.
Na categoria de água foi distinguida a Sociedade Central de Cervejas & Bebidas – Água de Luso e, no Pão, a Escola Profissional Vasconcellos Lebre, Padaria e Pastelaria Regional a Madrugadora, Padaria Manaia e Padaria Nossa Senhora das Candeias.
No vinho, a distinção foi para António Assunção Coelho Selas, Jorge Manuel Ferreira Rama, J. Rama, Manuel Ferreira da Silva «Vinhais do Sabarrô», Adega Casa de Sarmento, Sociedade Agrícola e Comercial dos Vinhos Messias, SA – Caves MESSIAS, António José Carvalho «Da Mina» e Alberto da Cruz Branco – «Pedra Lascada».
No Leitão o distintivo foi para o Leitão 100% Bairrada; na Água, Pão e Vinho para a Taberno Belo; na Água, Vinho e Leitão para o restaurante do Grande Hotel de Luso; e na Água e Vinho para a Tas Ca Larica.
Numa cerimónia apresentada pela humorista Catarina Matos, natural da Mealhada, Filomena Pinheiro, vice-presidente da Autarquia, referiu que esta é também «uma maneira de fazer mais e melhor pela nossa terra, de forma sustentada, trilhando um caminho de sucesso, em que a marca já faz a diferença». Um título que «nasceu há quinze anos, consolidou-se e cresceu, com a confiança e dedicação de restaurantes, padarias, assadores de leitão, produtores de vinhos e da Sociedade de Água de Luso que souberam respeitar o legado que receberam dos antepassados, inová-lo e valorizá-lo», realçou ainda.
Ana Paula Pais destacou «as muitas gerações que integram o projeto do Município, que tem primado pela evolução e proporcionado o crescimento das empresas». «Em 15 anos as entidades começaram a trabalhar em conjunto», referiu, enaltecendo o papel do júri, «que fez muita formação e promoveu muitas iniciativas no território», deixando ainda o repto para que, numa das próximas edições, «se possam adicionar alguns prémios relativos à valorização das pessoas, dos profissionais que fazem o turismo. Precisamos de pessoas para trabalhar nesta área e, principalmente, precisamos de valorizá-las».
No seu discurso, António Jorge Franco, presidente da Câmara da Mealhada, recordou que a marca nasceu «da necessidade em valorizar os produtos da Mealhada», com muito incentivo dos empresários José Rocha, da Churrasqueira Rocha, e de António Navega, da Quinta do Carvalhinho. «Com este projeto pretendemos salvaguardar os produtos e unir os empresários aos consumidores para que a Mealhada continue no bom caminho», disse.
A Gala contou ainda com a apresentação de um vídeo sobre a marca, da autoria de Paulo Fajardo, e com a animação musical de Luís Portugal.
«Lamentamos algumas ausências», disse Filomena Pinheiro em reunião do executivo
Na reunião do executivo camarário, que se realizou na manhã de ontem, 5 de dezembro, Filomena Pinheiro, vice-presidente da Autarquia da Mealhada, elogiou «o novo ciclo de aderentes às “4 Maravilhas da Mesa da Mealhada”», garantindo ser algo que «nos honra a todos». «Lamentamos algumas ausências, mas enaltecemos o empenho e envolvimento de novos produtores de vinho, por exemplo», disse ainda.
Palavras corroboradas por Hugo Silva, vereador na Autarquia, que enalteceu o papel «destes 29 agentes económicos». «Para os que não estão nas “4 Maravilhas” uma mensagem para que possam ver no projeto uma alavanca para promoção do concelho», rematou.
Texto de Mónica Sofia Lopes
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