Kideia está instalada em Sepins, no concelho de Cantanhede, e é a prova viva de como os sucessivos confinamentos resultaram, em muitos casos, em brilhantes áreas de negócio. Joaquim Cipriano, de 37 anos, é o seu mentor.

«A ideia surgiu em plena pandemia. Na minha atividade profissional – rececionista no Parque de Campismo da Praia da Tocha desde 2014 – estávamos em layoff e comecei a fazer umas coisas por casa», explicou, ao nosso jornal, Joaquim Cipriano, acrescentando que no primeiro confinamento começou por fazer alguns artefactos «simples, em madeira, depois comprei uma máquina a laser para gravações e, no ano passado, aprofundei a técnica e adquiri outro equipamento que permite o corte e gravação do qual resultam belos acessórios para o Natal».

Com a época festiva novamente à porta, o jovem empreendedor tem um enorme leque de lembranças de Natal que podem ser adquiridas, mas também uma grande mostra de acessórios personalizados que podem ser utilizados como lembranças em batizados, casamentos e comunhões. «Todos os adereços que possam ser feitos em madeira nós produzimos», enfatiza o autodidata, com formação na área da informática, acrescentando que o design das peças é seu, nunca avançando para o trabalho final sem o «feedback» do cliente.

As peças da  Kideia – em madeira contraplacado, placa mdf branca ou madeira de pinho – podem ser encontradas através da loja online (https://www.kideiacrafts.pt/), no Facebook (https://www.facebook.com/kideia20), Instagram (k_ideia_20) e através do Whatsapp, cujo número se encontra associado em todas as plataformas digitais referidas.