No próximo domingo, dia 30 de outubro, a partir das 9h30, decorrerá uma «Caminhada Rosa» na cidade da Mealhada, organizada pela clínica Naturalmed, com o apoio do Município da Mealhada e da Liga Portuguesa da Luta Contra o Cancro. A participação é gratuita, mas a ocasião servirá também para recolha de donativos a favor da Liga Contra o Cancro.
Para assinalar o Dia Nacional da Luta Contra o Cancro da Mama, a Naturalmed tomou a iniciativa, este ano, de realizar uma caminhada de sensibilização. «Por um lado, reconhecemos a importância da deteção precoce desta patologia, seja pela realização de exames de rastreio, seja pelo autoexame ou outros sinais de alerta», começa por explicar, ao «Bairrada Informação», Paula Gradim, da clínica que organiza o evento, acrescentando também que, por outro, «entendemos que a prevenção da doença com estilos de vida saudáveis, tanto ao nível físico como mental, emocional e social, é igualmente digno de relevo».
E é por isso que a iniciativa não se fica por aqui, uma vez que, para além da consciencialização para prevenção e diagnóstico precoce, «temos também como objetivo dar a conhecer as formas de apoio à pessoa doente bem como à família e desmistificar alguns medos e conceitos com a partilha de casos de sucesso na primeira pessoa, através de testemunhos que estarão presentes na intervenção inicial que teremos antes de dar início à caminhada».
A «Caminhada Rosa» começará assim, pelas 9h30, no próximo domingo, junto ao Tribunal da Mealhada, com uma ação de sensibilização. As primeiras 250 pessoas receberão, de oferta, um kit de t-shirt e mochila referentes à caminhada.
No local, haverá também recolha de donativos que reverterão a favor da Liga Portuguesa da Luta Contra o Cancro, entidade que se fará representar na iniciativa por Elsa Abraúl, vogal da Direção Regional do Centro e médica ginecologista, que proporcionará uma comunicação sobre o Cancro da Mama.
O percurso, que terá cerca de três quilómetros, culminará no Parque da Cidade da Mealhada, onde será feito um pequeno momento meditativo, assinalando também a importância da saúde emocional.
Texto de Mónica Sofia Lopes
Imagem com Direitos Reservados