A Cafetaria do Lago em Luso tem patente, até ao próximo dia 15 de outubro, a exposição «Vestígios da Batalha do Bussaco». Uma mostra levada a cabo por alunos do 12.º ano do curso de Multimédia da Escola Profissional da Mealhada, que estiveram, durante vários dias, nos concelhos da Mealhada, Penacova e Mortágua em busca de «Vestígios da Batalha do Bussaco», registando-os em fotografias.
«Preocupamo-nos com a investigação e esse é o aspeto mais importante desta exposição», começou por dizer Carlos Sousa, diretor da Escola Profissional Vasconcellos Lebre, da Mealhada, na inauguração da mostra, que aconteceu na semana passada, afirmando ainda que se apercebeu que «as invasões francesas e inglesas não são conhecimento do senso comum para os alunos». «A escola quer passar a ter este papel de formação, até porque muito da história condiciona ainda a nossa vida hoje», disse, enfatizando que «realizar uma exposição com este objetivo é um trabalho que seguramente a escola tem que continuar a fazer. É uma responsabilidade social».
Filomena Pinheiro, vice-presidente da Câmara da Mealhada, corrobora destas palavras. «É fundamental que todos os jovens conheçam a sua história e o seu território, até porque estas invasões modelaram-no», referiu a autarca, lançando o repto para que «toda a oferta escolar da EPVL possa desenvolver o produto turístico: Bussaco. O turista de hoje é um turista de experiências. Até na cozinha podem ser desenvolvidos pratos sob este mote». «Vocês podem ser os atores principais neste vosso concelho. O que vocês fizerem terá repercussão na economia local», disse ainda.
Também António Jorge Franco, presidente da Câmara da Mealhada, defendeu ser esta «uma oportunidade de se conhecer a história», elogiando o trabalho agora apresentado: «Divertiram-se à brava e ainda conheceram o território. Para além disso, estão a dar vida ao espaço público».
Perante alunos oriundos não só da Mealhada, mas também de Cantanhede, Anadia, Fermentelos, Murtede, Ançã e Vagos, Filomena Pinheiro declarou ser esta uma prova «de que é possível trazer a escola para fora», numa atitude «em que os agentes económicos também beneficiam».
A exposição itinerante «Vestígios da Batalha do Bussaco» está patente, até dia 15 de outubro, na Cafetaria do Lago de Luso, mudando-se depois para os concelhos vizinhos de Mortágua e de Penacova.
Mónica Sofia Lopes