Ao fim de 31 anos, quatro meses e um dia, ao serviço da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Pampilhosa, no concelho da Mealhada, onde passou por diversos cargos, Fernando Abrantes cessou funções como comandante, no passado dia 21 de setembro, na véspera de completar 65 anos, a idade limite permitida por lei para ocupar o cargo. «Foram 31 anos a servir o nosso corpo de bombeiros, o nosso concelho e Portugal», enaltecem, numa nota pública, os Bombeiros da Pampilhosa.

Batiam as 23h59, da passada quarta-feira, quando oficialmente o comandante Fernando Abrantes cessou funções, por ter atingido o limite de idade. Nesse dia, antes de um jantar de comandantes do distrito de Aveiro, onde estiveram 59 elementos, Fernando Abrantes foi agraciado com um louvor da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, prestado pelo comandante desta entidade, André Filipe Fernandes, onde foram enaltecidas a «sua conduta, ações desenvolvidas e qualidades reveladas».

Há 31 anos ao serviço dos Bombeiros da Pampilhosa, Fernando Abrantes estava no comando da Associação há 15 anos, onde passou por adjunto, segundo comandante e há cinco anos foi empossado comandante. Ao «Bairrada Informação», explica que «o voto de louvor foi proposto pelo Comando Distrital de Aveiro» e que sentiu «uma enorme honra ao recebê-lo». Não esconde, contudo, a nostalgia que já sente. «Foram 31 anos e, por isso, será inevitável sentir saudade da agitação diária. Vai custar um bocadinho», confessa Fernando Abrantes, garantindo que «se sentia bem para continuar, mas que não há nada a fazer perante a lei».

Cessadas as funções como comandante, Fernando Abrantes abraça o Quadro de Honra da instituição e todas as atividades inerentes ao mesmo. «Farei as representações possíveis e posso também dar formação», enumera Fernando Abrantes acerca das funções que continuará a desempenhar nos Bombeiros da Pampilhosa.

Nos últimos dias muitas têm sido as manifestações de carinho ao comandante Fernando Abrantes, destacando-se as dos Bombeiros da Mealhada. «Não podíamos deixar de agradecer toda a cooperação, postura e espírito de ajuda que sempre teve com a nossa Associação, tanto ao nível operacional como ao nível pessoal», enaltecem, acrescentando que «os mealhadenses devem sentir-se orgulhosos por terem tido ao seu serviço o comandante Fernando Abrantes”.

O nosso jornal sabe já que João Pedro Marques, antigo bombeiro da corporação pampilhosense e reformado da PSP, será o próximo comandante dos Bombeiros da Pampilhosa, tendo o seu nome sido proposto pela direção da Associação. Neste momento, encontra-se a fazer o curso e tudo indica que tomará posse já no próximo mês de novembro. Até essa altura, a Adjunto de Comando Ana Rute Dias ocupa o cargo de comandante em regime de substituição.

 

Mónica Sofia Lopes