O Município de Anadia apresentou, no passado dia 22 de setembro, no CuriaTecnoparque, a segunda edição do Concurso Municipal Jovens Empreendedores. A apresentação decorreu, no âmbito da “Tertúlia sobre o Empreendedorismo”, com Hélder Bernardo, cofundador do Portal Sapo, atividade integrada na Semana da Juventude, promovida pela autarquia anadiense, que decorre até este sábado.
O Concurso Municipal Jovens Empreendedores é dirigido a jovens empreendedores, com idades dos dezoito aos trinta e cinco anos, residentes no concelho de Anadia e tem como objetivo estimular o espírito de dinamismo e de iniciativa nos jovens promovendo o seu empreendedorismo. Pretende-se com este concurso promover a angariação de ideias e de projetos empreendedores em determinadas áreas de atividade, os quais devem demonstrar a sua exequibilidade prática e o potencial económico do projeto em questão.
Segundo comunicado da Autarquia “serão considerados elegíveis os projetos focados nas seguintes áreas de atividade empresarial: Economia ambiental (neutralidade carbónica, mobilidade elétrica, agricultura biológica, entre outros), Tecnologia e inovação digital (criação de sites, de aplicações, de jogos, entre outros), e Inovação social (gerar novas soluções para os problemas sociais numa base de sustentabilidade económica e financeira). Os projetos podem ser apresentados em nome individual ou em grupo, desde que não exceda o número de cinco elementos”.
As ideias a concurso deverão ser inovadoras, exequíveis e apresentar vantagens competitivas e de interesse económico, valorizando-se o caráter de inovação e diferenciação, bem como o potencial interesse para o desenvolvimento da comunidade onde se insere.
As candidaturas devem ser apresentadas, até 31 de outubro de 2022, através do preenchimento de um formulário disponível em www.cm-anadia.pt, juntamente com os documentos necessários à apresentação do projeto, dirigido à presidente da Câmara Municipal, através do endereço eletrónico geral@cm-anadia.pt. Os projetos serão avaliados de acordo com o grau de inovação da ideia, exequibilidade da ideia, resposta a uma necessidade identificada/problema detetado e impacto económico.
Aos vencedores será atribuído um prémio pecuniário no valor de 2.500,00 euros e caso criem empresa para o desenvolvimento e prossecução do projeto, terão ainda a possibilidade de alojamento na incubadora municipal do Curia Tecnoparque, pelo período de um ano, bem como o direito aos demais serviços de apoio a prestar pelo GAEE – Gabinete de Atendimento às Empresas e ao Empreendedor.