Leonor Quinteiro, vencedora do programa televisivo «Uma Canção para Ti», Pedro Pimenta, que chegou à final também arrecadando o quarto lugar, e a professora do Agrupamento de Escolas da Mealhada, mentora do projeto «Oficina de Música», foram homenageados, na passada quarta-feira, nos Paços do Município, onde as «pequenas estrelas» cantaram e encantaram numa sala repleta de público.

O tempo, ou a falta dele, colocou Leonor Quinteiro e Pedro Pimenta em «Uma Canção Para Ti». «Pensei em inscrever o Pedro num outro programa, com um formato que me identificava mais e para o qual a Leonor não tinha idade, mas quando fui para proceder à inscrição o prazo tinha sido ultrapassado», começou por explicar a professora Maria Antónia Mota, avançando que foi quando se apercebeu de outro programa, num outro canal, para o qual fez convites à Leonor, ao Pedro, mas também a outros alunos da «Oficina de Música», que acabaram por não aceitar.

Maria Antónia Mota fala num Verão diferente, com semanas de muito cansaço, programa após programa, mas confessa estar «muito orgulhosa deles, nesta que foi uma experiência para a vida». «Já me chamaram para ir à televisão falar da “Oficina de Música”, uma vez que há muitas escolas pelo país que não têm rigorosamente nada», afirmou ainda, garantindo que este projeto é «a menina dos seus olhos», bem como o são «os alunos que dele fazem parte». «Lanço o repto de conseguirmos fazer um espetáculo com todos eles», desafiou.

«São realmente muitos os jovens à volta desta oficina», começou por dizer António Jorge Franco, presidente da Autarquia da Mealhada, agradecendo «à escola, aos professores e aos pais» e elogiando o percurso dos dois alunos que chegaram à final do programa televisivo. «Têm talento, mas também são sortudos por terem pessoas que acreditaram em vocês», declarou o edil, enfatizando: «A vossa história passou a ser nossa também».

Gil Ferreira, vereador com os pelouros da Educação e da Cultura no Município, confessou sentir-se «muito orgulhoso»: «O talento tem muito trabalho e ambos colocaram muita exigência no que fizeram». Para além disto, continua, «estamos a falar de valorização em contexto escolar. Mais fácil é não fazer nada e vocês utilizaram os tempos livres no domínio das artes e isso deve deixar-vos orgulhosos, a vós e aos vossos professores». «Estamos muito vaidosos», rematou o autarca.

Leonor Quinteiro e Pedro Pimenta agradeceram «o voto de confiança de todos» e declararam ter sido «uma experiência mágica».

 

Mónica Sofia Lopes