A Câmara da Mealhada aprovou, por unanimidade, em reunião do executivo municipal, um protocolo, levado a cabo com a Autarquia de Penacova, que permite a utilização conjunta de maquinaria – tratores e alfaiais -, do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas, para salvaguarda do perímetro florestal do Bussaco.

A parceria entre os dois municípios – com a participação do ICNF – traduz-se na utilização de um trator, e respetivas alfaias, aumentando assim, significativamente, a capacidade de intervenção das equipas de sapadores florestais. O objetivo é “contribuir para a redução da perigosidade de incêndio rural no perímetro Florestal do Bussaco”, cujos limites tocam nos Municípios da Mealhada, de Penacova e de Mortágua, refere o protocolo.

“Tratou-se aqui de encontrarmos uma solução para um problema comum. Estes meios mecanizados são primordiais em determinados tipos de operações dos sapadores florestais e só com a boa vontade da Câmara de Penacova e com a colaboração do ICNF conseguimos chegar esta proposta de partilha de maquinaria”, sublinhou António Jorge Franco, presidente da Câmara da Mealhada, explicando que a Mealhada, sozinha, não poderia concorrer porque “teria que ter pelo menos duas equipas de sapadores florestais e somente tem uma”.

O autarca lamentou ainda o facto de a única equipa de sapadores existente na Mealhada, não tenha, atualmente, o número suficiente de elementos. “Só temos três pessoas. Não temos o mínimo sequer para a equipa funcionar como deve ser”, lamentou.