Vai ser entre teatro, musicais infantis, música, stand-up, exposições e cinema que a programação do Cineteatro Messias, na Mealhada, se vai fazer até ao final do ano. Na apresentação, que decorreu ontem, dia 12 de setembro, foi também divulgado que o espaço cultural municipal tem já disponível, desde a última programação, a venda de bilhetes através da plataforma ticketline. «Mais uma barreira que foi ultrapassada», avançou Gil Ferreira, vereador da Cultura do Município da Mealhada.
A peça «Há mesa», que junta as três associações de teatro do concelho (18 de setembro); o musical «O maior show infantil» (25 de setembro); o músico João Farinha (1 de outubro); o teatro «Monólogos do Pénis» (7 de outubro); o teatro-revista «Olha que Duas» (15 de outubro); os 20 anos de carreira do artista mealhadense Andy Scotch que, a seu pedido, será de entradas gratuitas, num espetáculo que envolverá outras associações do concelho (16 de outubro); stand-up comedy com Diogo Batáguas (22 de outubro), humorista que até ao final do ano conta com duas dezenas de espetáculos, o último em Londres; e Jorge Palma (29 de outubro) que promoverá um dos seus derradeiros concertos, uma vez que está a anunciar o fim de carreira; são espetáculos que farão parte desta programação.
Segue-se em novembro, o musical infantil «Madagáscar» (a 5); o teatro «A Lição» (dia 12); e «Na companhia de Saramago» (18 de novembro), da Caixa de Palco, que será importante para o público, mas também o universo estudantil, que estudam algumas das obras do autor. Em dezembro, subirá ao palco o musical infantil «O Feiticeiro de OZ» (dia 1); stand-up com Gilmário Vemba (a 3); Teresa Salgueiro (a 10), «uma das principais vozes da música portuguesa»; e os UHF (a 18) que levarão a cabo o Concerto de Natal, acompanhados por coros infantis do concelho da Mealhada.
Para além das sessões de cinema, que decorrem todos os fins-de-semana, «com os filmes que são transmitidos nas principais salas do país pela metade do preço», estará patente ao público, até dia 30 de outubro, a exposição temática «Foliar entre Montes e Mar», que retrata, de forma interativa os Carnavais da Mealhada, Mira e Góis. De 3 de novembro a 31 de dezembro, será a vez da mostra de pintura «Os Tesouros da Mata Nacional do Bussaco», que envolve trabalhos de crianças do pré-escolar e primeiro ciclo de instituições de ensino do município.
«Versatilidade e carácter eclético desta programação», destacou o vereador da Cultura da Autarquia, acrescentando que, para além, de espetáculos «de primeira linha do panorama nacional, houve ainda espaço para os artistas e associações culturais do município, que colocamos no mesmo plano e dignidade que a de qualquer outro artista».
Para António Jorge Franco, presidente da Câmara da Mealhada, é inegável «a grande aposta na cultura do Município, dentro e fora do Cineteatro». «Queremos verdadeiramente ser um polo cultural na região, entre os distritos de Aveiro, Coimbra e Viseu, através da música, da comédia e do cinema», enfatizou o autarca.
Outra das novidades do Cineteatro Messias é o espaço estar já inserido na plataforma ticketline com alguns dos seus espetáculos. «Isto facilita muito a vida das pessoas que, assim, podem comodamente comprar os seus bilhetes em casa», enalteceu Gil Ferreira, garantindo que esta «é também uma forma de divulgação» da programação cultural». «Foi mais uma barreira que ultrapassamos», rematou.
Mónica Sofia Lopes