A campanha de vacinação outono-inverno contra a covid-19 e a gripe inicia-se hoje, quarta-feira, dia 7 de setembro, em Portugal, com o objetivo principal, segundo o Serviço Nacional de Saúde, “de proteger as pessoas mais vulneráveis, prevendo-se vacinar cerca de três milhões de pessoas até dezembro”. A Mealhada não será exceção, tendo, aliás, sido solicitado à Autarquia o apoio na campanha, através da disponibilização de funcionários durante os fins-de-semana, tal como aconteceu nas anteriores, que se juntam aos profissionais afetos ao Centro de Saúde local.

“O processo vai arrancar de forma gradual, os primeiros a serem chamados à vacinação serão os maiores de oitenta anos com morbilidades, um processo que vai decorrer novamente de forma escalonada, por faixas etárias, avançando à medida que se esgotem os agendamentos na faixa etária mais elevada”, avança ainda o SNS, adiantando também que “são elegíveis para serem vacinadas as pessoas com sessenta ou mais anos de idade, os residentes e profissionais dos lares de idosos e da rede nacional de cuidados continuados, as pessoas a partir dos doze anos com doenças de risco, as grávidas com dezoito ou mais anos e doenças definidas pela Direção-Geral da Saúde, bem como os profissionais de saúde e outros prestadores de cuidados”.

Com uma capacidade semanal de agendamento de cerca de 280 mil pessoas, o dispositivo está distribuído por todo o território continental, através de 397 pontos de vacinação, dois terços dos quais localizados em centros de saúde e um terço em centros específicos de vacinação.

Sobre o tema, e na última reunião do executivo camarário da Mealhada, António Jorge Franco, presidente da Câmara da Mealhada, informou: “Foi-nos solicitado apoio à vacinação, que acontecerá aos sábados e domingos no Centro de Saúde da Mealhada. Esperamos que este processo decorra dentro da normalidade e responda às necessidades que todos temos de nos vacinar”.

Este apoio, com a disponibilização de funcionários, acontece desde o ano passado, aquando da primeira campanha de vacinação, em que funcionários afetos à Piscina Municipal da Mealhada ficaram ocupados deste auxílio, ao nível do secretariado, uma vez que a infraestrutura estava, e ainda se mantém, em obras.

Já sobre a convocatória dos utentes para a vacinação, o presidente da Autarquia da Mealhada declarou: “A informação que tenho é que as pessoas vão ser contactadas ou por chamada telefónica ou por mensagem”. Medida que, segundo o «Bairrada Informação» conseguiu apurar, já começou durante o dia de hoje.

 

Mónica Sofia Lopes