A paixão pela arte acompanhou Pedro Pimenta desde sempre e, a nível musical, cresceu depois de frequentar as oficinas de música da professora Maria Antónia Mota, do Agrupamento de Escolas da Mealhada. Hoje, um pouco por todo o lado se ouve falar deste jovem natural de Luso que, no próximo domingo, é um dos quatro finalistas do programa televisivo «Uma Canção para ti».
O talento de Pedro Pimenta, tal como o de outros alunos, nunca passou despercebido a Maria António Mota, professora de Educação Musical na Mealhada e mentora, há sete anos, de um projeto não curricular designado «Oficina de Música». «Andava a tentar inscrever o Pedro num outro programa, mas as inscrições encerraram no dia em que comecei a pesquisa. Surgiu “uma Canção para ti” e fiz o repto a alguns dos meus alunos, mas só o Pedro e a Leonor (também participante no programa), e respetivos pais, aceitaram o desafio», referiu, ao «Bairrada Informação», Maria Antónia Mota.
Um desafio que começou em maio e só vai terminar no próximo domingo, com a Gala final do programa, no qual participam dois alunos do Agrupamento de Escolas da Mealhada, Pedro Pimenta e Leonor Quinteiro (cujo o nosso jornal apresentou uma reportagem na passada terça-feira).
Pedro Pimenta tem 14 anos, vive no centro da vila de Luso com a avó (uma vez que os pais estão emigrados) e estuda no 8.º ano. Ao nosso jornal, confessa: «Gosto de todo o tipo de arte. Música, representação, pintura e desenho». Foi depois de assistir a um espetáculo da «Oficina de Música», onde o irmão mais velho participou, que Pedro Pimenta se entusiasmou com o projeto e onde se inscreveu mal chegou ao 5.º ano. Quatro anos depois, o trabalho traduz-se agora em ser finalista num programa televisivo.
«Estou a viver algo que sempre quis, neste ambiente de espetáculo, de câmaras e luzes», confessa o jovem, garantindo dar o seu melhor no próximo domingo, colocando qualquer expectativa de lado: «O que vier, vem…. A experiência e partilha com todos os concorrentes valeu por tudo».
Depois do programa, Pedro Pimenta gostava «de avançar na carreira artística» e não esquece a companheira de aventura: «Talvez alguém reconheça o nosso talento (meu e da Leonor) e possamos gravar um single, quem sabe até entrar num musical». «É muito confortável estar nisto com a Leonor, onde partilhamos viagens, palco, quarto e toda a experiência. Temos objetivos e personalidades diferentes, mas somos grandes amigos», enaltece o jovem, que confessa inspirar-se em documentários, entre outros, das artistas Lady Gaga e Madonna.
«O Pedro é um autêntico “showmen”. Cantar e interpretar personagens são a sua grande paixão», elogia Maria Mota, recordando um concurso de talentos, organizado recentemente por si e onde Pedro Pimenta apresentou um espetáculo de Madonna, «cujo vestuário, coreografia e bailarinos foram pensados e organizados por ele».
Depois de uma panóplia de músicas cantadas, desde o início do programa, onde se encontram «Por quem não esqueci», Sétima Legião; «Máquina», Amor Electro; «Solta-se o Beijo», Ala dos Namorados; «Chuva», Mariza; «Silêncio e Tanta Gente», de Maria Guinot; e «Primavera», de Gift; Pedro Pimenta é um dos quatro finalistas, num percurso «onde existiram três grupos, cada um com doze concorrentes».
O número de votação do concorrente natural de Luso, no concelho da Mealhada, é o 761 200 219.
Mónica Sofia Lopes