O executivo da Câmara da Mealhada aprovou, na última reunião do executivo, a proposta da Junta da União de Freguesias da Mealhada, Ventosa do Bairro e Antes, para alteração de uma toponímia no lugar da Antes, modificando-se a designação de Rua do Pinheiro Manso para «Rua Artur Louzado / Enfermeiro do Povo – Autarca».

O assunto, a pedido da Junta da União de Freguesias, começou por ser analisado na reunião do passado dia 25 de julho, tendo Rui Marqueiro, vereador eleito pelo Partido Socialista, sugerido que se falasse primeiro com Artur Louzado, o visado na homenagem. «Conheço o senhor Artur, dou-me bem com ele, mas será que quer esta homenagem?», questionou o vereador da oposição.

Na última reunião, e já com o consentimento do enfermeiro Artur Louzado e respetiva família, Hugo Silva, vereador na Autarquia da Mealhada, falou um pouco do percurso do visado nesta homenagem, por proposta da Junta da União de Freguesias. «Nunca cobrou um cêntimo a ninguém e tem a casa aberta 24h sobre 24 horas, atitude que sempre o popularizou», referiu o autarca, recordando que, para além da carreira profissional, «foi o primeiro presidente de Junta eleito depois do 25 de Abril e dirigente de todas as associações na Antes».

Com ligações partidárias ao Partido Social Democrata, Hugo Silva referiu ainda que «Artur Louzado sempre soube colocar os interesses das pessoas acima de qualquer posição partidária». Palavras comungadas por António Jorge Franco, presidente da Autarquia, que enalteceu ser uma pessoa «que sempre me respeitou, independentemente, das posições políticas». «É uma pessoa que estimo muito e esta é uma forma de homenagear quem tanto fez pelo concelho», referiu o edil, manifestando-se favorável à modificação do nome de rua, uma vez que «não vai provocar alterações na vida das pessoas, nomeadamente, no que toca a documentos oficiais».

Entre muitos feitos no seu percurso, encontra-se, por exemplo, a edição de um livro, em maio de 2021, onde narra a história da fundação da Associação Desportiva Cultural e Recreativa de Antes – do qual é sócio fundador – desde os primeiros passos que levaram à sua criação como associação, inicialmente sem a vertente social, até à aquisição da Quinta das Sardinheiras pelo Município e obras de adaptação para desenvolvimento das respostas sociais atuais.

Na sessão do executivo, Rui Marqueiro referiu ainda que «por uma questão de justiça» irá propor à Câmara, numa próxima reunião, que se contacte a família do enfermeiro Artur Moreira, com a finalidade de se fazer similar homenagem. «Também era um enfermeiro do povo», enalteceu.

 

Texto de Mónica Sofia Lopes

Imagem com Direitos Reservados