O Município de Cantanhede prepara-se para iniciar um ciclo de visitas ao património cultural e natural da região. No total, são cinco programas, um por semana, que incluem atividades e visitas dirigidas a toda a população.
A iniciativa, levada a cabo pelo serviço de Turismo do Município de Cantanhede, em articulação com outros serviços e parceiros, arranca no próximo dia 19 de agosto, com uma visita guiada ao Museu da Pedra e termina a 17 de setembro, com o Percurso do Marquês, que consiste numa visita guiada, a pé, pela cidade de Cantanhede.
“Mais do que a organização de meras visitas a locais de relevo histórico e cultural, queremos reforçar e qualificar a educação e comunicação patrimoniais junto da comunidade”, explica o vice-presidente da Câmara, Pedro Cardoso. Responsável pelo pelouro da Cultura, o autarca adianta que o objetivo passa também por “converter o rico património de Cantanhede num ativo real de desenvolvimento e afirmação social e cultural, económica e turística”.
“É notório que o nosso património ainda não atingiu o reconhecimento pleno do valor que possui, por isso pretendemos, numa primeira fase, resgatá-lo do anonimato, para depois aumentar o reconhecimento, divulgação e comunicação dos bens e valores em presença às diferentes escalas”, concretiza.
A primeira visita, com início às 10h30 do dia 19 de agosto, ao Museu da Pedra, inclui a exposição “O Calor do Estio nos Fornos da Cal” e atividade em ateliê vivo.
Seguem-se visitas ao CIAX – Centro de Interpretação de Arte-Xávega, na Praia da Tocha (26 de agosto), Vila Histórica de Ançã (2 de setembro), Capela da Varziela (9 de setembro) e Percurso do Marquês (17 de setembro).
A participação é gratuita, mas requer inscrição prévia em formulário online disponível na página de Facebook do Município – https://www.facebook.com/MunicipiodeCantanhede -, através do número de telefone 231 410 155 ou no Posto de Turismo, Largo Conselheiro Ferreira Freire 3060-201 Cantanhede.