A fixação de preços na utilização dos campos municipais de padel no Parque Urbano de Anadia foram aprovados, na última reunião pública do executivo, com a abstenção do PS. Na mesma sessão, e também no âmbito desportivo, foi aprovado, por unanimidade, o alargamento da oferta desportiva, nas Piscinas Municipais, que passarão a ter, tudo indica que já a partir do próximo mês de setembro, aulas de natação pré-mamã e aquagym, um tipo de ginásio, mas dentro da piscina.
Os campos de padel em Anadia estão situados no Parque Urbano, que foi inaugurado em junho de 2021, e, desde então, a sua utilização é feita de forma gratuita. O balanço camarário deste primeiro ano é positivo com os campos a serem utilizados por munícipes residentes em Anadia, mas também dos concelhos limítrofes. «A procura do padel tem vindo a crescer e achamos importante dar este passo», começou por dizer Jorge Sampaio, vice-presidente da Câmara de Anadia, garantindo que a sugestão de preçário surge depois de uma análise «dos preços de utilização de outros campos de padel com idênticas condições de funcionamento».
Assim, e uma vez que a medida foi aprovada, a partir de setembro de 2022, de segunda a domingo, incluindo feriados, por cada período de 60 minutos é cobrado o valor de oito euros, das 9h00 às 17h00, e de 10 euros, das 17h00 às 21h00. Por cada utilização de 90 minutos, o valor é fixado nos 12 euros, das 9h00 às 17h00, e em 15 euros, das 17h00 às 21h00.
João Nogueira de Almeida, vereador eleito pelo PSD, alertou para o facto «de apesar de serem três campos, existir a possibilidade de o mesmo utilizador alugar o espaço durante toda uma noite», facto que, segundo Teresa Cardoso, presidente da Autarquia, não é possível, «segundo as normas de utilização dos campos aprovadas em 2021», que definem um período limite de utilização.
A fixação dos preços foi aprovada com a abstenção da vereadora Lídia Pato, eleita pelo PS, que garantiu que o partido «não se opõe a esta fixação», mas considera que os valores da proposta são onerados «tendo em conta que Anadia é Município do Desporto». «Achamos que deveriam ser valores mais baixos», defendeu.
Jorge Sampaio enfatizou que foi feita «uma comparação de preços na região» e que está em causa «a gestão do bem público», recordando que «as pessoas até aos 35 anos e os maiores de 65 pagam metade do valor», devido aos cartões Anadia Jovem e Anadia Sénior.
Lino Pintado, vereador na Autarquia eleito pelo Movimento Independente Anadia Primeiro, lamentou «a incongruência demagógica e populista deste PS que agora apresenta um preço alternativo, sendo o mesmo que entende que uma Câmara deve ser gerida como uma empresa». «Estamos a falar de um preço reduzido, que esta Câmara MIAP entende que tem que ser gerida de forma racional», disse ainda na declaração que justificou o seu voto favorável.
Na mesma reunião foi ainda aprovado, por unanimidade, o alargamento da oferta desportiva nas Piscinas Municipais de Anadia, que contarão, tudo indica que já a partir de setembro, com natação pré-mamã e aquagym, uma espécie de ginásio, mas dentro de água. «Esta é uma tentativa de diversificar a oferta e, por outro lado, complementar com o que já existe no concelho», explicou Jorge Sampaio, adiantando que o passo seguinte é o da aquisição do equipamento necessário para o aquagym.
Mónica Sofia Lopes