O antigo ciclista mealhadense Herculano Oliveira, de 76 anos, natural de Casal Comba, foi publicamente homenageado, na manhã de ontem, 10 de agosto, no palco que lhe é mais caro, o da Volta a Portugal, cuja partida da quinta etapa aconteceu no concelho da Mealhada.

«Andorinha das Penhas», alcunha que adquiriu pelas ocasiões em que batia Joaquim Agostinho a subir às Penhas da Saúde, na Serra da Estrela, nas décadas de 60 e 70, ficou emocionado com a homenagem do Município. «Não tenho palavras para o que aconteceu hoje. É muito bom estar aqui, rever os amigos e toda esta logística», começou por dizer o antigo ciclista, que abandonou as competições em 1978, aos 32 anos.

Apesar disso, ainda hoje, a bicicleta continua a ser o seu mais fiel aliado. «Às terças e quintas-feiras faço 50 quilómetros, aos domingos entre 60 a 70 km e aos outros dias cerca de 15, 20 km. Ando de bicicleta todos os dias», referiu, ao nosso jornal, explicando que percorre todo o concelho da Mealhada, por estradas secundárias.

Herculano Oliveira fez uma carreira notável, alcançando, nas décadas de 60 e 70, um 4.º lugar na Volta a Portugal, um 22.º lugar na Volta a Espanha e um 45.º na Volta a França. A par disso, ganhou muitas outras provas, tendo sido diversas vezes 2.º classificado no Campeonato Nacional de Rampa.

António Jorge Franco, presidente da Câmara da Mealhada, congratulou o antigo ciclista, manifestando-lhe que a Festa do Ciclismo também é sua e onde deixou uma marca. «Este bairradino era um apaixonado por montanha e consta que muitos dos seus treinos eram feitos na nossa magnífica Mata do Bussaco», enalteceu o autarca, acrescentando ser «esta uma homenagem merecida, que abrange diversas dimensões: a do mérito desportivo, mas também a de reconhecimento por ter levado o nosso concelho, a Mata do Bussaco e a Mealhada, além-fronteiras».

 

Mónica Sofia Lopes