A vila de Luso está em festa, até ao próximo mês de setembro, com inúmeras atividades a acontecerem, essencialmente ao fim-de-semana junto ao Lago do Luso, no largo do Casino e na Avenida Emídio Navarro. Música, teatro, magia, balão de ar quente, noite branca, Feira do Mel e do Pão, desfile das três filarmónicas do concelho, exercício físico, estátuas vivas e insufláveis serão muitas das ações previstas. Defendendo que o Luso tem que ter «atividade durante 365 dias por ano», o presidente da Câmara da Mealhada desvenda que o programa de Natal será também uma aposta, assim como o da Páscoa.
Depois de, na passada sexta-feira, o músico «Xandinho» – Alexandre Lopes – ter estreado o palco do «Verão em Festa», precisamente no dia do lançamento do seu primeiro single e videoclipe; este fim-de-semana será a vez do Festival Canto Lírico «Bussaco Classical Fest» e a recolocação de gaivotas no Lago de Luso, uma oferta que estará patente no local durante todo o mês de agosto.
Também no próximo mês, dia 5, a animação estará a cargo de Fado ao Centro; dia 7, cinema ao ar livre; Xaranga Popular a 12 de agosto; Francisco Saldanha a 14; e os alunos Pedro & Leonor, do Agrupamento de Escolas da Mealhada, que estão a participar num concurso televisivo, atuam na tarde do dia 15, em que a noite será de «magia». No dia 20, a animação noturna estará a cargo do músico PAMA, no dia em que a vila recebe estátuas vivas. Segue-se, a 21 de agosto, uma Feira das Trocas, sendo um dos pontos altos deste mês a Feira do Pão e do Mel, um evento que além de conferir uma animação diferente à zona central da vila, visa promover produtos endógenos da região, de características ímpares e tão importantes para a economia de dezenas de famílias.
O MeaJazz salta da Mealhada para o Luso, realizando-se a 2 e 3 de setembro, num fim-de-semana em que será possível experienciar uma viagem de balão de ar quente. A 11 de setembro decorrerá um mega samba e nos dias 17 e 18 uma corrida de rolamentos. A Noite Branca está reservada para o dia 24 de setembro.
«O Luso, situado junto a um património nacional, candidato a mundial, o Bussaco, é o nosso cartão de visita turístico», começou por enaltecer António Jorge Franco, presidente da Câmara da Mealhada, garantindo que, para além de ser já um destino turístico de excelência, «queremos que o seja com resposta». O autarca espera que «os comerciantes tenham casa cheia» e que «a população sinta as ruas animadas e as pessoas a circularem».
Claudemiro Semedo, presidente da Junta de Freguesia de Luso, congratula-se com a programação, recordando que «nos últimos oito anos, as pessoas já criaram o hábito de no verão saírem à rua e terem animação». «Ainda ontem tivemos uma reunião já a pensar na programação de Natal e não nos podemos esquecer que este ano, na Páscoa, a Semana Santa correu muito bem, nomeadamente com a realização da Procissão do Encontro que não se realizava há 50 anos», disse ainda o autarca.
«O Luso tem uma bandeira, uma história e marcas muito fortes, como a água de Luso. Tem que ser um destino turístico preparado, diversificado, diferenciado e qualificado», disse também Filomena Pinheiro, vice-presidente da Câmara da Mealhada, garantindo que «o “Verão em Festa” não está fechado e será sempre uma surpresa até setembro». «Começamos com samba, uma referência no concelho, e acabamos com as nossas filarmónicas. Não podia ser melhor!», rematou.
Texto de Mónica Sofia Lopes
Fotografias de José Moura