A VINIBAIRRADA – criada em setembro de 1985 com o objetivo de agrupar todos os vitivinicultores da, então, Região Demarcada da Bairrada que se dedicassem à produção de vinho com aquela D.O., não excluía qualquer das diferentes categorias de operadores, desde as cooperativas até aos então denominados produtores-engarrafadores – alteraram, recentemente, os seus estatutos e elegeram novos corpos sociais.
Em comunicado, a associação informa que “em fevereiro do corrente ano, na sequência de deliberação em assembleia-geral, os estatutos passaram a prever a representação, exclusivamente, de Vitivinicultores-Engarrafadores (os produtores de vinho feito obrigatoriamente apenas das suas próprias uvas e que o vendem com a sua própria marca)”, o que, aliás, “foi sempre a categoria maioritária entre os associados”.
Atualmente a VINIBAIRRADA conta entre os seus associados Vitivinicultores-Engarrafadores da região da Bairrada e da sub-região Terras de Sicó, “todos juntos pela defesa do seu estatuto e de ambas as regiões vitivinícolas”.
Na passada terça-feira, dia 19 de julho, realizou-se nova assembleia-geral, no concelho de Anadia, onde foram aprovados, por unanimidade, os relatórios de atividades e contas relativas aos anos de 2019, 2020 e 2021. Foram igualmente eleitos os novos corpos sociais.
Direção:
Presidente – Carlos Campolargo / Manuel S. Campolargo, Herdeiros
Vice-presidente – Mário Sérgio Nuno / Quinta das Bageiras
Secretário – Francisco Batel / Quinta dos Abibes
Tesoureiro – Ricardo Furtado / Quinta da Pedreira
Vogal – Gonçalo Moura da Costa / Two friends (Terras de Sicó)
Assembleia Geral:
Presidente – António Selas / Quinta do Bago
Vice-presidente – Alberto Almeida / Vinha das Penicas (Terras de Sicó)
Secretário – Pedro Andrade /PGA
Conselho Fiscal:
Presidente – João Póvoa / Kompassus
Vogal – João Perry Vidal / Quinta Foz de Arouce
Vogal – Jorge Neves / Herdeiros de Célia Neves