A edição da ExpoBairrada 2022 foi, mais uma vez, um “EcoEvento” que contou com a implementação de medidas de valorização e promoção da responsabilidade ambiental, fruto da parceria estabelecida entre o Município de Oliveira do Bairro e a empresa ERSUC, entidade que ofereceu aos expositores sacos para a recolha seletiva de resíduos recicláveis.
Ao longo dos cinco dias deste certame foram realizadas campanhas de sensibilização ambiental para a adoção de comportamentos amigos do ambiente junto dos visitantes, expositores, restauração e bares, tendo para o efeito sido instalado um espaço de educação ambiental (stand “ECOliveira”), com informação sobre as boas práticas ambientais, onde foram recolhidos diferentes tipos de resíduos, entre eles biorresíduos e resíduos recicláveis.
“De biorresíduos recolheram-se 1150 kg encaminhados, posteriormente para compostagem, permitindo assim produzir mais de 383 kg de fertilizante natural. Por outro lado, recolheu-se 2240 kg de resíduos recicláveis, dos quais 260 kg são de papel e cartão, 600 kg de plástico e metal e 1380 kg de vidro, encaminhados para valorização”, lê-se num comunicado municipal, que acrescenta que “das várias iniciativas, destacou-se a utilização de copos reutilizáveis a todos os visitantes, comprados nos pontos de venda, eliminando a utilização de copos de plásticos descartáveis no certame”.
A ExpoBairrada de 2022 evitou assim a emissão de CO2 para a atmosfera equivalente a doze viagens Porto-Lisboa.
Além disso, é de salientar que também as cápsulas de café e os óleos alimentares usados foram alvo de recolha seletiva na ExpoBairrada.
Os resíduos recicláveis recolhidos serão agora convertidos em valor monetário, que será entregue ao Centro Social de Oiã, associação selecionada no sorteio que ocorreu no encerramento da ExpoBairrada.