A Feira de Barcouço – antigamente designada de Feira de Santa Luzia devido ao local onde se realizava – será retomada a 5 de agosto de 2022. A decisão foi tomada pelos presidentes da Câmara da Mealhada e da Junta de Freguesia de Barcouço após uma visita às obras de melhoria do recinto da feira.

“Ao contrário do inicialmente previsto, a Feira de Barcouço não se realiza já dia 19 de julho, mas sim a 5 de agosto. A decisão foi tomada conjuntamente por António Jorge Franco e João Cidra Duarte, presidente da Câmara da Mealhada e da Junta de Barcouço, respetivamente, por considerarem não estar reunidas as condições de segurança devido ao facto da obra de melhoria do recinto – adaptação do campo de futebol a espaço de feira – não estar ainda totalmente concluída”, lê-se num comunicado municipal, que acrescenta que “tanto a Câmara Municipal como a Junta de Freguesia assumem o compromisso, para com a comunidade, de solucionar, com a maior brevidade possível, as situações a corrigir, de forma a que a feira se realize no dia 5 de agosto”.

O assunto da Feira tinha já sido focado na Assembleia Municipal da Mealhada, que se realizou a 23 de fevereiro, tendo na ocasião, António Jorge Franco explicado que o projeto da obra, inicialmente previsto, sofreu alterações com o atual executivo. “O projeto previa uma situação definitiva para o espaço – situado no campo de futebol da localidade – e no caso de mais tarde ser necessário para a prática desportiva, tudo aquilo que fosse feito tinha que ser arrancado para levar um sintético”, disse o autarca, enfatizando: “Estamos a falar de cerca de 250 mil euros que inviabilizariam qualquer prática desportiva”.

“O que fizemos foram alguns acertos criando condições para que, quando Futebol Clube de Barcouço assim entender, possamos apenas colocar um sintético”, acrescentou o edil, garantindo que o projeto anterior “tinha intenção de tornar a feira definitiva naquele local”.

Nessa altura, António Jorge Franco explicou ainda que “todo o lado direito do campo será para estacionamento” e que estavam “a redimensionar o espaço para não trazer custos adicionais”. “No fundo, estamos a fazer uma reestruturação do plano de trabalhos e do projeto para poder reverter o espaço em campo de futebol”, acrescentou, dando ainda nota de que o executivo “tenta perceber alguma localização como plano B para, no caso de necessidade, termos uma feira digna e com estacionamentos”.

Na mesma reunião, João Ferreira, deputado eleito pelo Movimento Independente Mais e Melhor, alertou também para a necessidade de prática desportiva no local. “Neste momento, não existe modalidade de futebol 11, mas temos um clube que pode vir a reerguer essa modalidade. Mesmo sabendo que os feirantes e as pessoas estão muito satisfeitas com o novo local da feira, temos que ter em conta um plano B, em caso de necessidade”, acrescentou.

Recordamos, que a Feira de Barcouço, que se realizava em Santa Luzia, ao longo Itinerário Complementar 2, foi transferida para o campo de futebol de Barcouço em 2020, devido à necessidade de criar condições de funcionamento em contexto da pandemia. “O novo recinto foi bem acolhido pela população e feirantes, o que motivou o lançamento de uma empreitada de beneficiação do local, que inclui a adequada pavimentação em betuminoso e a criação e reabilitação das infraestruturas a nível de águas, águas pluviais e rede de eletricidade. A feira acontece aos dias 5 e 19 de cada mês”, lê-se ainda numa nota municipal.

 

Texto de Mónica Sofia Lopes

Imagem com Direitos Reservados