Foi na Bolsa de Turismo de Lisboa que o Município de Anadia apresentou o «Festival Anadia de Paixões», que engloba um conjunto de iniciativas, que começaram na passada sexta-feira, e só terminam no primeiro fim-de-semana de julho. «Jantar nas Adegas», jornadas técnicas sobre o setor vitivinícola, Feira da Vinha e do Vinho, masterclasses «Noites Baga Bairrada» e o concurso internacional e mostra nacional de espumantes são os componentes deste festival. «Este ano temos esta novidade, em que criámos um conceito maior de festival, em parceria com os agentes do setor vitivinícola, com várias atividades, sendo o destaque para a Feira da Vinha e do Vinho, o evento cultural de maior dimensão do concelho», realçou, ao nosso jornal, Jorge Sampaio, vice-presidente da Câmara de Anadia.

A iniciativa «Festival Anadia de Paixões» – promovido pelo Município de Anadia e destinado a vários públicos, com o objetivo de trazer pessoas a Anadia, envolvendo os diferentes organismos e agentes económicos ligados ao setor vitivinícola – teve início, no passado fim-de-semana, com os «Jantares nas Adegas». Quinta dos Abibes, Quinta das Bageiras, Caves São João, Caves do Solar de São Domingos, Casa do Canto, PGA – Pedro Guilherme de Andrade, Adega Luís Pato e Caves Messias foram os agentes envolvidos nesta primeira iniciativa do Festival, que pretendeu dar a conhecer alguns dos produtos vínicos da região, em harmonia com a gastronomia local.

«Com estes encontros, que se realizaram durante três dias, quisemos levar as pessoas para dentro das Adegas e das Caves. Cada jantar teve no máximo vinte, trinta pessoas, precisamente para que as pessoas pudessem falar e conhecer os produtores e os enólogos, contactando com as histórias por detrás de cada vinho», explica Jorge Sampaio, adiantando que «muitos deles aproveitaram para lançar novas marcas e novos vinhos».