A Câmara da Mealhada vai disponibilizar serviços online para submissão de requerimentos, com o objetivo de agilizar e facilitar as interações com todos, desde munícipes a projetistas. Com esta ferramenta, a autarquia possibilita o alargamento de horários e a interligação com a atual aplicação do urbanismo, de forma a garantir maior celeridade, transparência e eficiência no tratamento processual. Entre as novidades está a possibilidade de serem consultados os requerimentos de processos de urbanismo (elementos entregues, estado, alvarás emitidos).

Os serviços online permitem acesso à plataforma e às informações gerais disponibilizadas, designadamente requerimentos online, bem como à consulta de informação sobre os seus processos. Esta é uma medida que visa reduzir a necessidade de os cidadãos entrarem em contacto presencial, telefónico, email ou outro com os serviços municipais, para saberem do estado dos seus processos.

A partir do dia 23 deste mês de junho, serão disponibilizados os formulários eletrónicos de urbanismo online (vinte e seis requerimentos) e formulários eletrónicos de secretaria online que proporcionarão, remotamente e de forma autónoma, fazer a submissão dos respetivos requerimentos.

O serviço será publicamente apresentado amanhã, dia 22 de junho, às 09h30, via Zoom (https://us02web.zoom.us/j/89616078507?pwd=U3REMEJLRmtIeDV6OHBBN1J6MGNRdz09)  e no canal de Youtube da Câmara da Mealhada (https://www.youtube.com/c/cmmealhada).

«Decorrido um ano da desmaterialização dos processos das operações urbanísticas e amadurecida esta ferramenta, internamente e externamente, é o momento certo para dar mais um “passo”. O processo de desmaterialização prossegue, paulatinamente, com espectativas grandes de, a médio prazo, se estender a todos os requerimentos do urbanismo, em consequência da implementação do pagamento por referência multibanco relativas às taxas devidas. A área de urbanismo é aquela em que a desmaterialização dos processos já se encontra numa fase mais madura, sendo a entrega em formado digital um requisito já desde início de 2021», lê-se num comunicado de imprensa municipal, que acrescenta que a Autarquia «aposta, mais uma vez, na melhoria da qualidade dos serviços prestados ao munícipe e na continuidade da desmaterialização de processos em papel, aliada ainda à questão ambiental».

Os interessados em mais informações devem fazê-lo através do correio eletrónico servicosonline@cm-mealhada.pt.