Está em funcionamento, até ao próximo dia 11 se setembro, a Biblioteca da Praia da Tocha, equipamento cultural que oferece à população local e aos veraneantes um variado leque de produtos culturais durante o período de verão.

“No já habitual imóvel, especialmente concebido para cumprir funções de índole cultural direcionadas para diferentes tipos de público, este importante equipamento coletivo está a funcionar, uma vez mais, como polo sazonal da Biblioteca Municipal de Cantanhede, oferecendo à população local e aos veraneantes um variado leque de produtos culturais”, lê-se num comunicado municipal, que acrescenta que “o espaço dispõe de excelentes condições para responder às solicitações dos utentes, nomeadamente de espaços adequados nas valências de serviço de leitura local e empréstimo domiciliário, leitura de jornais e revistas, navegação na internet, jogos pedagógicos e audiovisuais, proporcionando aos que frequentam a Praia da Tocha a possibilidade de tirarem o melhor proveito possível do tempo de lazer, acedendo gratuitamente a literatura e ao contacto diário com os meios de comunicação social”.

Esta valência da Biblioteca Municipal de Cantanhede tem contribuído desde a sua abertura para a divulgação da Missão da Biblioteca de Leitura Pública na sociedade atual, reforçado o seu importante papel como veículo de cultura, desenvolvimento pessoal e também de lazer e fomentando junto dos seus utentes o gosto pela leitura e o apreço pelo livro.

À semelhança do que vem acontecendo nos últimos anos, a Biblioteca de Praia estará a funcionar até ao dia 11 de setembro, inclusive, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

No ano de 2021, e segundo a Autarquia de Cantanhede, “este polo cultural registou a visita de cerca de 2.300 utilizadores que fizeram a requisição de livros (infantis, juvenis e de adultos) ou usufruíram da consulta de jornais, revistas e internet, visualização de películas cinematográficas ou mesmo de jogos pedagógicos e infantis, disponibilizadas para todas as crianças e jovens”.

Inaugurado no dia 1 de julho de 2008 neste edifício de madeira, o equipamento apresenta nas suas estantes interiores um significativo acervo bibliográfico constituído sobretudo por obras de ficção e várias coleções de literatura infantil e juvenil, que podem ser requisitadas pelo prazo máximo de duas semanas. Para consulta no local, estão disponíveis jornais diários e diversas revistas periódicas, bem como dois computadores com ligação à internet, cuja utilização, limitada a períodos de trinta minutos, está sujeita a marcação prévia e ainda acesso à internet sem fios. Como apoio do serviço de leitura local, existe no exterior uma esplanada com cadeiras e mesas que permitem a acomodação de quinze pessoas sentadas.