O presidente da Câmara da Mealhada voltou a falar da obra ferroviária de alta velocidade, na última reunião do executivo, que se realizou na manhã de 13 de junho, explicando que, em cima da mesa estão dois traçados: «Um que atravessa um cantinho de Ventosa do Bairro, em Barregão, e a zona da freguesia de Barcouço, próximo de Adões. Uma linha que destruiria muitas vinhas no concelho de Anadia e a nós (Mealhada) estaria mais centrada em zona florestal», explicou o edil, adiantando que «a outra via atravessaria as localidades da Antes e Casal Comba» e que para o concelho «não seria nada bom».

Também Rui Marqueiro, vereador eleito pelo PS, explicou que «um dos traçados é muito gravoso para o concelho» e que «a Mealhada tem interesses diferenciadores relativamente aos municípios à sua volta».

Recentemente, em declarações ao nosso jornal, António Jorge Franco, referiu que a Mealhada está «no meio da linha do caminho de ferro, da estrada nacional, da autoestrada e num possível corredor de alta velocidade, que nos leva a ficar completamente no meio de vias entre o Norte e o Sul do país». «Ainda ninguém me explicou a vantagem de criar este corredor e considero que há todas as condições para que a linha existente do Norte seja recuperada e aperfeiçoada como estão a fazer com a Linha da Beira Alta, em que se vai conseguir recuperar 30 minutos de viagem», disse o edil, enfatizando ainda: «Irei defender o atual canal da linha do Norte».

 

 

Imagem de Arquivo apresentada na última Assembleia Municipal de Anadia