O Comando Territorial de Aveiro da Guarda Nacional Republicana, através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Aveiro, no dia 7 de junho, deteve três homens de 37, 50 e 52 anos, pelos crimes de extorsão agravada, coação agravada e ofensas à integridade física qualificada, em Aveiro, Águeda e Coimbra.
No âmbito de uma investigação que decorreu durante quatro meses pelos crimes de extorsão agravada, coação agravada e ofensa à integridade física qualificada, os militares da Guarda deram cumprimento a cinco buscas domiciliárias, uma busca não domiciliária e quatro buscas em veículos, nos concelhos de Aveiro, Águeda e Coimbra, que culminou na detenção de três homens e na apreensão de sessenta e duas doses de cocaína.
“No decorrer das diligências de investigação foi possível apurar que os suspeitos atraíam as vítimas a um encontro para prestação de um serviço ou adquirir um bem e já no local agrediam as vítimas, ameaçando e coagindo-as de seguida. As ações dos suspeitos sobre as vítimas em alguns casos culminaram com internamento hospitalar e causaram medo, inquietação e grande pânico”, lê-se no comunicado da GNR
Os detidos foram presentes, no dia 8 de junho, ao Juiz de Instrução Criminal de Aveiro, ficando sujeitos as seguintes medidas de coação de proibição de contactar entre si, proibição de se ausentarem da área geográfica dos domicílios e apresentações diárias no posto policial da sua área de residência.
A ação policial contou com o apoio da Unidade de Intervenção (UI), Comando Territorial de Coimbra e do Destacamento de Intervenção (DI) de Aveiro.