Os jovens do concelho da Mealhada manifestaram-se à Autarquia, nos últimos dois meses, através de encontros em cafés onde sugeriram e conversaram com a edilidade e com a secção da Juventude da Autarquia. Do conjunto de oito debates, que juntou uma centena de jovens, com uma média de idades centrada dos 15 aos 20 anos, saíram muitas ideias, algumas já colocadas em prática pelo Município, nomeadamente, um programa temático na «Zona 231» na Feira de Artesanato e Gastronomia da Mealhada e um Festival da Juventude que se realizará em julho na Quinta do Murtal, na cidade da Mealhada.

«Pertenço ao Grupo de Jovens de Ventosa do Bairro e sinto que há muito pouca dinamização na freguesia», referiu, ao nosso jornal, Vítor Fernandes, de 22 anos, garantindo que esta sinergia entre «jovens e a Autarquia» representa «uma mudança, porque nos dão voz». «Houve muito diálogo e partilha», enalteceu aquando da última iniciativa do «Comunica-te Jovem!», que se realizou no Café Expresso, na vila da Pampilhosa.

Distribuídos por quatro mesas temáticas, os jovens puderam dar sugestões para a realização do primeiro Festival da Juventude, do que gostariam de encontrar na Casa da Juventude, ou ainda em termos de empreendedorismo jovem e ações relacionadas com a juventude. «Foi uma iniciativa muito boa em que colocámos uma equipa de jovens a pensar o nosso concelho», começou por dizer António Jorge Franco, presidente da Câmara da Mealhada, defendendo que «este passo tinha que ser dado até porque os jovens têm uma visão bastante diferente da nossa e aquando da campanha eleitoral senti que eles achavam que “nunca ninguém os ouvia”».

Uma das sugestões que o autarca destacou foi a da realização de um Colour Run e o facto do Festival da Juventude, que acontecerá nos dias 22 e 23 de julho, das 19h00 às 7h00, «ser já com ideias dos jovens». «Na prática, o que pretendemos é que daqui a alguns anos sejam eles próprios a organizá-lo. Agora contam com o nosso apoio, mas mais para a frente queremos que seja um projeto mesmo deles», referiu ainda o edil, sobre uma iniciativa em que os jovens sugerem atividades como insufláveis, karaoke e jogos tradicionais e a presença de artistas como Barbara Bandeira, Domingues, Fernando Daniel, Kura, ProfJam, Quim Barreiros, Tony Carreira ou Toy.

Hugo Silva, responsável pelo pelouro da Juventude na Autarquia, explica que a escolha do local para o Festival da Juventude «foi um repto dos próprios jovens» e que «até já foi experimentado numa iniciativa dos Escuteiros durante um fim de semana». «É uma forma de dinamizarmos o espaço, de acesso controlado, o que simplifica a ideia», acrescentou.

Duas das participantes nas sessões do «Comunica-te Jovem!» foram Gabriela Duarte e Adriana Carvalho, ambas de 17 anos e residentes em Anadia e Cantanhede, respetivamente, mas que participam no grupo da Mealhada «Dance With Heart». «Participámos nos encontros da Vacariça e agora aqui na Pampilhosa e achámos muito interessante as ideias que foram surgindo. As que mais gostámos foram as da criação de uma sala de dança e de um estúdio de gravação», referiram.

Questões ambientais, sexuais e preparação para a vida adulta são o foco dos jovens

E no balanço da iniciativa, muitas são as ideias dos jovens. Por exemplo, à pergunta «que tipo de eventos são mais importantes para ti e em que áreas?», os jovens respondem com eventos ambientais, culturais e desportivos, destacando concertos, festival de música e teatro. Já sobre temas para workshops e palestras, os jovens enumeram a sexualidade, o ambiente, a culinária e a preparação para a vida adulta e para o mercado de trabalho. No que toca à melhor forma de comunicar com a juventude, a resposta é clara: através das plataformas Instagram, Whatsapp e Tik Tok.

Nas áreas profissionais, os jovens da Mealhada gostariam de trabalhar na saúde, em jornalismo e em direito; e em palestras de empreendedorismo, os jovens sugerem temas ambientais, ligados à saúde e à educação sexual e ainda à preparação para a vida adulta.

Juventude em destaque na Feira de Artesanato e Gastronomia

A Juventude é prioridade do atual executivo e, por isso, na Feira de Artesanato e Gastronomia da Mealhada existe uma área, junto ao parque onde será o novo edifico municipal, só dedicado aos mais novos e intitulado de «Zona 231».

Ali, o programa tem sido vasto. Esta quarta-feira, 8 de junho, das 16h às 17 horas, decorrerá uma palestra sobre a vespa velutina levada a cabo pela Proteção Civil da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra. Das 17h às 18 horas serão apresentados portais geográficos do município e, das 18h30 às 19h30m, será apresentado no certame o projeto «Atitude Agora!… do empreendedorismo à inovação social».

No dia seguinte, das 18h30 às 19h30, as conversas Zona 231 centra-se na «Vida adulta e agora?». Na sexta-feira, feriado, 10 de junho, das 15h30 às 16h30, decorrerá uma oficina sobre «Escrita Criativa e Produção Musical»; das 17h às 21 horas, a degustação de um gin regional da Bairrada; e das 18h30 às 19h30, as conversas Zona 231 com o tema «Ser atleta federado e estudante… que stress!».

No sábado, dia 11 de junho, pelas 22 horas, serão apresentados oficialmente os embaixadores da Juventude na Mealhada: o músico Andy Scotch e a professora de dança Barbara Duarte.

No domingo, das 18h30 às 19h30, as conversas Zona 231 terão como premissa «Associação Juvenis fazem sentido para mim?».

 

 

Texto de Mónica Sofia Lopes

Vídeos e fotos de Ana Rodrigues