O presidente da Junta de Freguesia da Pampilhosa, Mário Rui de Abreu Cunha, emitiu um comunicado esta terça-feira, dia 31 de maio, a renunciar voluntariamente ao cargo que ocupa, admitindo «motivos de saúde pessoal e familiar». António Jorge Franco, presidente da Câmara da Mealhada, fala num «bom amigo» e em alguém que «se dedicou muito a este projeto», defendendo, contudo, que «a saúde está sempre em primeiro lugar».

No comunicado enviado às redações, Mário Rui Cunha explica que «a entrega à causa publica da forma como o fiz desde que tomei posse, com a maior dedicação, empenho e atenção dedicada a todos os momentos da atividade autárquica, a mais do que a tempo inteiro, e incapaz de assumir uma atitude do “deixa andar”, teve como consequência objetiva, uma menor disponibilidade para o apoio que me e exigido a familiar  portador de doença neurodegenerativa complexa, refletindo-se no avolumar de tensões e stress, com repercussão no estado geral de saúde».

«Não é a melhor noticia que vos queria dar e compreendo que fiquem algo desapontados com a mesma, mas acreditem que me custou imenso tomar esta decisão que lamento profundamente, mas por uma questão de honestidade intelectual, reconhecendo a manifesta incapacidade de conciliar as duas situações, e ponderadas todas as consequências, pesaram na minha decisão final os valores da família em detrimento do trabalho em prol do serviço público», diz ainda no mesmo documento, onde expressa que «o trabalho desenvolvido ao longo dos ultimas meses “do arrumar da casa” terá continuidade com a equipa reconstituída após a minha saída, e tudo farão para que os objetivos traçados nas linhas programáticas do Mais e Melhor – Movimento Independente para a freguesia e concelho, sejam concretizados».

Em declarações ao nosso jornal, António Jorge Franco garante que Mário Rui Cunha tem a sua «amizade e apoio pessoal». «É uma pessoa dedicada à sua terra e ao concelho e com grande capacidade de trabalho», elogia o autarca.

Agora, tudo indica que em assembleia de freguesia, e sob proposta, Mário José de Sousa Gaspar assuma a presidência da Junta e que seja votada a passagem de um elemento do órgão para a Autarquia da Pampilhosa.

«Aos elementos do executivo e da assembleia de freguesia desejo as maiores felicidades e o maior sucesso no desempenho das suas funções, desejo extensível a todos os autarcas das restantes freguesias e do município. Aos presidentes, António Jorge Franco e Carlos Alberto da Costa Cabral um agradecimento especial pelo incondicional apoio, confian9a e compreensão a minha decisão. Para a restante “família” do Movimento Independente, que muito me orgulha pertencer, um abraço especial e votos do maior sucesso no trabalho em prol de um concelho mais e melhor», lê-se ainda na comunicação feita por Mário Rui Cunha.

 

 

Texto de Mónica Sofia Lopes

Fotografias de Arquivo da autoria de Miriam Vieira