Depois de dois anos de pandemia, a Romaria da Ascensão na Mata Nacional do Bussaco regressa com o tradicional cartaz, que inclui gaiteiros e artesanato durante todo o dia e um festival de ranchos a acontecer à tarde. Para os residentes nos concelhos onde se celebra o Dia da Ascensão as entradas no Bussaco são de acesso livre.

Das 10h00 às 18h00, a zona central da Mata do Bussaco reveste-se de artesanato com trinta e dois expositores, com os mais diversos produtos feitos à mão por artesãos da região. À tarde, a partir das 15h30m, as Portas de Coimbra, recebem um Festival de Folclore.

Ao «Bairrada Informação», Guilherme Duarte, presidente interino da Fundação Bussaco, prevê que esta quinta-feira, 26 de maio, «seja um dia bom para que as famílias da região se possam juntar no Bussaco». «É um regressar desta festa tão importante para o concelho e para a região», congratulou ainda.

Também junto ao Obelisco, decorrerá, como habitualmente, a tradicional feira «de comes e bebes», onde os visitantes podem desfrutar de diversas iguarias.

Recordamos os nossos leitores que o feriado municipal na Mealhada é tradicionalmente conhecido pela «Romaria da Ascensão», uma data que é, desde há várias gerações, um dia de encontro dos conterrâneos da região com a Mata Nacional do Bussaco. Era aqui, aliás, que em tempos, que se faziam as romarias, os piqueniques e a festa que celebrava o feriado.

Hoje continuam a existir passeios, havendo grupos que, de diversos pontos do concelho da Mealhada, vão, a pé ou de bicicleta, até ao Bussaco, neste dia, para fazerem «os tradicionais piqueniques».

 

Texto de Mónica Sofia Lopes

Fotografia de Arquivo de José Moura