O Dia do Município na Mealhada começou a ser celebrado, na noite de ontem, com um espetáculo da Orquestra Clássica do Centro, sob a direção do maestro Sérgio Alapont e com a participação da soprano Regina Freire, no Cineteatro Messias. Hoje, feriado municipal, a infraestrutura volta a abrir-se, a partir das 15 horas, para as cerimónias solenes, que incluem a celebração de um Protocolo de Cooperação entre a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais; um momento musical de alunos da Escola Básica 2 da Mealhada e outro protagonizado pelo Grupo Etnográfico de Defesa do Património e Ambiente da Região da Pampilhosa.

O Cineteatro Municipal Messias, na Mealhada, abrirá as portas à população, durante toda a tarde, para que se assinale o Dia do Município. «Gostava que todos os munícipes participassem em, pelo menos, uma das iniciativas que organizamos neste dia. Acredito que celebrando em conjunto fortalecemos o espírito de comunidade e união em torno do nosso território», sublinha António Jorge Franco, presidente da Autarquia da Mealhada.

A sessão solene tem início com um momento musical por parte da Oficina de Música da EB2 da Mealhada, sob a direção da professora Maria Antónia Mota; e terminará com um momento tradicional da Ascensão protagonizado pelo GEDEPA.

O ponto alto das cerimónias será a assinatura de um Protocolo de Cooperação entre a Direcção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais e o Município da Mealhada. Este protocolo, e segundo uma nota de imprensa da Autarquia, «é uma mais valia para ambas as instituições, pois permite à autarquia responder à sua missão de defesa dos interesses e a satisfação das necessidades da população local bem como promover a reinserção social e a interação de reclusos na comunidade através do seu trabalho, concretamente de trabalhos de jardinagem». «Esta iniciativa é o retomar de uma parceria anteriormente existente com ganhos positivos e significativos para todos os envolvidos e para a comunidade do concelho da Mealhada», lê-se ainda no mesmo comunicado.

Para além disso, e ao «Bairrada Informação», o presidente da Câmara da Mealhada avançou: «Estamos a ver se conseguimos apresentar, neste dia, uma pessoa que irá constituir uma equipa de trabalho para selecionar o Procurador do Munícipe, que pretendemos que seja um nome consensual, isento e alvo da aprovação da Assembleia Municipal. Será uma forma de dar resposta a um regulamento que já existe. Considero fundamental que possa haver alguém que ouça a população, mas também chame a atenção para aquilo que se faz de menos bem».

Depois da sessão solene segue-se a exibição do filme «Terra Queimada – Invasão e Resistência», a partir das 17 horas, uma produção de Paulo Fajardo e da Caixa de Palco, baseada em episódios de storytelling, sobre a Batalha do Bussaco, que foram apresentados ao longo de vários meses pelo concelho mealhadense.

 

 

Texto de Mónica Sofia Lopes

Fotografia de Ana Rodrigues