Cerca de um milhar de participantes estão já inscritos no Bussaco Trail Challenge, prova enquadrada nas atividades de turismo na natureza e de aventura, que se realiza no próximo dia 8 de maio. Financiada pelo programa PROVERE, a prova será promovida e dinamizada pela Associação Trilhos Luso Bussaco, numa parceria da Fundação Bussaco com os Municípios da Mealhada, Mortágua e Penacova, os três concelhos abrangidos pelo trail.
O percurso pedestre / trilho é constituído por quatro estâncias: 10 km (prova sem classificação), 17 km, 30 km (esta inserida no circuito nacional) e 45 km. Certificada pela Associação Trail Running Portugal, Joaquim Martins, da Associação Trilhos Luso Bussaco, fala numa prova «com regras» e que tem que cumprir «determinados fatores». O período de inscrições, que termina no próximo domingo, dia 1 de maio, conta já com 960 participantes. «A equipa maior que temos para já é constituída por 82 elementos e vem de Faro», refere o organizador
O staff estará todo montado no Pavilhão Municipal de Luso, com o secretariado aberto um dia antes da prova para que os participantes possam levantar os kits, onde estará o dorsal e uma t-shirt alusiva ao evento.
No dia da prova, que terá diversos pontos de abastecimentos – líquidos e sólidos – e a presença dos Bombeiros Voluntários e da Cruz Vermelha em três pontos estratégicos, será disponibilizado, no final, um apoio aos atletas ao nível de massagens, bem como a presença de uma equipa de fisioterapeutas do Hospital Misericórdia da Mealhada. Depois das classificações, a entrega de prémios está prevista acontecer às 13h00.
A apresentação oficial do evento aconteceu ontem, no Palace do Bussaco, onde estiveram presentes os presidentes do conselho diretivo da Fundação Bussaco, Guilherme Duarte; da Câmara da Mealhada, António Jorge Franco; do Município de Penacova, Álvaro Coimbra; e do Município de Penacova, Ricardo Pardal. «Esta prova pelo local onde está a ser realizada tem valor e também, por isso, foi aprovado o seu financiamento. Estamos num espaço com muita importância para a região, para o país e mundo, onde os atletas vão desfrutar, acima de tudo, da própria Natureza», referiu António Jorge Franco, acrescentando ser também este «mais um passo para a ligação dos três municípios» e aproveitando a oportunidade para deixar um alerta à Administração Central, para que olhe «para a Mata como um bem nacional e não um bem local».
Palavras corroboradas pelo presidente da Câmara de Penacova, que garante que «este evento pode ser o primeiro de muitas iniciativas a três, com os municípios unidos em projetos comuns». «O Bussaco é um património cultural e histórico comum a estes três municípios e é uma marca que tem que ser fortalecida e divulgada de forma a ter o devido retorno», acrescentou, por outro lado, Ricardo Pardal, adiantando que «as apostas no património ambiental» podem levar ao conhecimento da Mata às populações da região, inclusivamente de Mortágua e Penacova. «Temos essa missão», rematou.
Este evento realiza-se no âmbito de candidatura cofinanciada pelo PROVERE (Programa de Valorização Económica dos Recursos Endógenos), com um montante de 12.750 euros, submetida pelo consórcio iNature, do qual a Fundação Mata do Bussaco faz parte.
Texto de Mónica Sofia Lopes
Fotografias de José Moura