Ana Paula Ramos, que até há poucos dias era a Comandante Operacional Distrital de Operações de Socorro de Aveiro, foi nomeada Coordenadora Municipal da Proteção Civil na Mealhada, função que começou a exercer desde a passada sexta-feira, dia 1 de abril. Ao «Bairrada Informação», António Jorge Franco, presidente da Câmara da Mealhada, garante que a escolha de Ana Paula Ramos surge pela «experiência e competência para o cargo, depois de ouvidas muitas pessoas da área».
O cargo de Coordenação Municipal da Proteção Civil é uma novidade na Mealhada, «prevista na lei e que já devia existir há muito tempo», garante o presidente da Autarquia da Mealhada. O procedimento para criação deste organismo, que teve início ainda no anterior mandato liderado pelo socialista Rui Marqueiro, «é já uma grande necessidade no concelho», enfatiza o atual autarca, António Jorge Franco, que desvenda que este será um trabalho «de prevenção e sensibilização com o envolvimento da comunidade».
Para António Jorge Franco, responsável pela ação da Proteção Civil na Autarquia, «o bom currículo e a experiência» de Ana Paula Ramos foram suficientes para que o seu nome para esta nomeação «fosse consensual, na nossa equipa de trabalho». «Ouvimos muitas pessoas desta área, do concelho e fora dele, e estamos certos da boa escolha que fizemos», enfatizou o edil.
Em declarações ao nosso jornal, Ana Paula Ramos garante que abraça «este projeto com muito carinho». «É um regresso a casa, onde venho trabalhar para “os meus”», congratula-se, explicando que «cada vez mais a proteção civil será coordenada pelos serviços municipais, que são os que estão mais próximos das áreas de intervenção». Num gabinete situado na Quinta do Murtal, onde começam a ser estabelecidos alguns serviços camarários, Ana Paula Ramos diz que o seu trabalho de coordenação municipal «será muito complexo», onde, neste momento, «há tudo para fazer».
Ana Paula Ramos é natural da Pampilhosa, no concelho da Mealhada, e, desde dezembro de 2020 que era Comandante Operacional Distrital de Operações de Socorro de Aveiro. A desempenhar funções na Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil desde 1997, foi comandante na corporação dos Bombeiros Voluntários da Pampilhosa, de 2011 a 2017, ano em que assumiu o lugar número dois no Comando Distrital de Operações de Socorro de Aveiro. É licenciada em Segurança Comunitária.
Recentemente, em reunião camarária, o executivo aprovou o vencimento do coordenador municipal de proteção civil, equiparado à categoria de chefe de divisão, numa proposta cujo vencimento é estipulado em cerca de 2600 euros, um valor acrescido de despesas de representação.
Texto de Mónica Sofia Lopes
Imagem com Direitos Reservados