Xutos & Pontapés, António Zambujo, Diogo Piçarra, Bispo e Tony Carreira são os cabeças de cartaz da Feira da Vinha e do Vinho (FVV) 2022 que vai decorrer, entre 22 e 26 de junho, no Vale Santo, em Anadia, integrado no Festival Anadia de Paixões. A organização do recinto vai ser todo reestruturado, bem como o modelo de stands. A FVV vai continuar a ter uma vertente online forte, com transmissão de concertos, entrevistas aos produtores e agentes económicos, entre outras iniciativas.
«Dois anos depois, o certame está de regresso com várias novidades e um cartaz de animação de excelência, com concertos dirigidos a vários segmentos. Uma das principais novidades deste ano é a redução do número de dias de feira que passa a ser de cinco. O evento abre portas, na quarta-feira, 22 de junho, com a atuação dos Xutos & Pontapés, a que se seguem, até sábado, 25 de junho, as atuações de António Zambujo, Diogo Piçarra, Bispo e Tony Carreira. A tarde do último dia é inteiramente dedicada aos mais novos, com a atuação dos Minis Shows Pocoyo, 3 Porquinhos e Super Wings. À semelhança de edições anteriores, a noite termina com a atuação das marchas populares», lê-se num comunicado da Autarquia, que recorda que este ano a Feira «está integrada no Festival Anadia de Paixões, que decorre entre 17 de junho e 3 de julho, contemplando várias iniciativas, nomeadamente o “Jantar de Adegas”, “Jornadas Técnicas”, “Noites Baga Bairrada” e o Concurso e Encontro Nacional de Espumantes».
Estas ações, justifica o Município «pretendem atrair mais pessoas a Anadia, envolvendo os diferentes organismos e agentes económicos ligados ao setor vitivinícola».
«A FVV tem por objetivo mostrar os costumes das gentes do Município, divulgar os seus produtos, a gastronomia, a vitivinicultura e as tradições. A Feira é também um espaço de cultura e de festa, com animação permanente», remata o documento.
Festival Anadia de Paixões de 17 de junho a 3 de julho
O Município de Anadia realiza em 2022 o “Festival Anadia de Paixões” que decorre de 17 de junho a 3 de julho. Um novo conceito de evento, mais diferenciador, que pretende dar a conhecer as várias “emoções”, numa terra de “paixões” que é Anadia.
“Jantar de Adegas”, “Jornadas Técnicas”, “Feira da Vinha e do Vinho”, “Noites Baga Bairrada” e o Concurso e Encontro Nacional de Espumantes são os eventos que integram o “Festival Anadia de Paixões”. Destinado a vários públicos, tem como objetivo trazer pessoas a Anadia, envolvendo desta forma os diferentes organismos e agentes económicos ligados ao setor vitivinícola.
O Festival começa com o “Jantar das Adegas” que vai decorrer entre 17 e 19 de junho. Em cada noite, estarão presentes três produtores. O objetivo é que as pessoas jantem e convivam com o produtor, conhecendo assim melhor os seus vinhos e as suas histórias. Ao todo, estarão envolvidos nove produtores.
As “Jornadas Técnicas” vão ter lugar, nos dias 20 e 21 de junho. O primeiro dia será dedicado à Vinha e o segundo ao Vinho. Estão previstas várias palestras em que os oradores apenas farão exposições técnicas.
Outro dos eventos a realizar, no âmbito do Festival, é as “Noites Baga Bairrada” que vão decorrer de 27 a 30 de junho. A iniciativa vai centrar-se em três unidades hoteleiras do concelho, uma por noite. O objetivo é levar os produtores à hotelaria, com masterclasses apenas sobre espumantes Baga Bairrada, envolvendo assim os clientes dessas unidades a conhecerem este novo conceito de espumantes que está a ser produzido a partir da casta Baga.
A terminar o Festival, entre 1 e 3 de julho, terá lugar o Concurso e Encontro Nacional de Espumantes. O Concurso Mundial de Bruxelas realiza, pela primeira vez, um evento dedicado aos espumantes que, este ano, vai acontecer em Anadia. Simultaneamente, haverá também uma mostra nacional de espumantes. Pela primeira vez, todas as regiões de espumantes do país vão-se juntar num único sítio (Anadia) para mostrarem aquilo que de bem se faz nos espumantes nacionais.
CARTAZ Palco principal da Feira da Vinha e do Vinho
Xutos & Pontapés – 22 de junho
António Zambujo – 23 de junho
Diogo Piçarra – 24 de junho
Bispo – 24 de junho
Tony Carreira – 25 de junho
Minis Shows Pocoyo, 3 Porquinhos e Super Wings – 26 de junho
Marchas Populares – 26 de junho
Votos contra da oposição reivindicando por mais informações
A abertura do procedimento concursal e respetivo caderno de encargos, que inicia o processo de organização da Feira da Vinha e do Vinho, arrecadou os votos contra dos vereadores da oposição: André Henriques, eleito pelo PS; e João Nogueira de Almeida e Jorge São José, do PSD. «Primeiro devia vir aqui e ser discutido o documento da dinamização do conceito do evento», disse João Nogueira de Almeida, lamentando «não ver no cartaz (da Feira da Vinha e do Vinho) nenhum artista do concelho».
Declaração corroborada por André Henriques que reiterou o facto «de primeiro ser apresentada a despesa, de quase 250 mil euros, e só depois se fale no evento em si». «Num concelho que revela tantos problemas na resolução das situações do dia a dia, não se compreende que se gaste um valor assim», disse ainda.
Em resposta Teresa Cardoso, presidente da Câmara de Anadia, explicou que «o Festival Anadia de Paixões envolve um conjunto de atividades e promoção de produtos, mas também a realização de eventos desportivos, assim como a realização da Feira da Vinha e do Vinho». «Estamos a sair de momentos de maior tristeza e precisamos também destes momentos», defendeu a autarca, acrescentando que «no palco 1 ou no palco 2, as associações nunca deixaram de estar representadas».
Também Jorge Sampaio, vice-presidente da Câmara de Anadia, referiu que, brevemente, será apresentada a reestruturação da Feira. «Trazemos hoje aqui o concurso público para ser claro e transparente», enfatizou o autarca, afirmando ainda que «em dezembro fomos altamente criticados por termos um concerto de José Cid. Agora seremos altamente criticados por não ter artistas do concelho no palco principal. Nunca se agrada».