O executivo da Mealhada aprovou, por unanimidade, na última reunião camarária, adquirir diversos terrenos da Cerâmica das Devezas, na vila da Pampilhosa, junto à Estação de Comboios, por um euro, depois do conselho de Administração da Companhia de Cerâmica das Devezas, S.A.R.L., ter manifestado, no Verão de 2021, a intenção da sociedade em proceder a uma doação à Autarquia. Trata-se, segundo António Jorge Franco, presidente do Município, «de mais de dez hectares» de propriedade.
Segundo um comunicado da Autarquia, «a 17 de junho de 2021, o Município de Mealhada foi contactado pela presidente do Conselho de Administração da Companhia de Cerâmica das Devezas, Teresa Tamagnini, que manifestou a intenção de proceder à doação de vários terrenos à Autarquia. Em 20 de setembro de 2021, foi deliberado, por unanimidade, aceitar a mencionada doação, mas a Companhia veio, posteriormente, solicitar que a doação fosse substituída por uma venda de um euro”.
Recordamos que se trata de uma área de terrenos alargada, junto à Estação da Pampilhosa, onde subsistem ruínas da icónica cerâmica que marcou toda a vivência da vila da Pampilhosa no início do século XX.
Imagem com Direitos Reservados