O Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia (CROAC) de Anadia vai ser inaugurado oficialmente, na manhã desta sexta-feira, dia 11 de março. Do programa, faz parte o descerramento de uma placa alusiva à inauguração, a visita às instalações e, caso as condições climatéricas assim o permitam, haverá uma demonstração da equipa cinotécnica da Guarda Nacional Republicana.
“De sublinhar que este novo espaço visa alojar cães e gatos vadios ou errantes, encontrados na via pública ou em quaisquer lugares públicos, bem como animais perigosos que apresentem riscos para a segurança de pessoas ou outros animais”, lê-se num comunicado de imprensa que acrescenta que “o CROAC de Anadia é constituído por dois edifícios de piso único que albergam, para além das boxes para os animais (cães e gatos), espaços de exercício comum, gabinete veterinário/posto de vacinação, sala de esterilização, sala de recobro, zona de higienização, zona para recolha acondicionada de cadáveres, duas boxes semicirculares de isolamento e quarentena, box multiespécie e maternidade. Um investimento municipal que ronda os trezentos mil euros”.
O gabinete veterinário/posto de vacinação funciona três vezes por semana, nomeadamente, à terça-feira, das 15h00 às 18h00; à quinta-feira, das 14h00 às 17h00; e ao sábado, das 10h00 às 13h00. Relativamente ao atendimento de adoção/visita, realiza-se à segunda-feira, das 14h00 às 17h00, à quarta-feira, das 10h00 às 13h00, e ao sábado, das 10h00 às 13h00.
O CROAC de Anadia continua a executar campanhas de profilaxia médica e sanitária, bem como programas e ações que visem o bem-estar animal e esterilização de animais errantes. De sublinhar que este novo Centro de Recolha vem assim dotar o concelho de uma melhor capacidade de resposta às inúmeras solicitações que chegam à Câmara Municipal de Anadia.
“Pedidos de recolha são inúmeros”, informou edil na última Assembleia Municipal
Na Assembleia Municipal de Anadia, que se realizou no passado dia 24 de fevereiro, Sandra Queiroz, eleita pelas listas do Movimento Independente Anadia Primeiro, referiu que o funcionamento deste Centro “é um passo importante para o estado da saúde pública”.
Nesta altura, Teresa Cardoso, presidente da Câmara de Anadia, deu conta ao órgão de que o espaço ainda tinha poucos animais. “Não transitámos ainda os animais das nossas oficinas”, referiu, acrescentando que se estava a fazer “a recolha de animais errantes, cães e gatos”, mas que “os pedidos são inúmeros”.