A Casa Municipal da Juventude e da Criatividade, em Ventosa do Bairro, foi palco de do BioSelvagem, um evento integrado no programa 180º Mealhada, que une o Município da Mealhada e a Living Place – Animação Turística em Ventosa do Bairro. O objetivo foi redescobrir a Natureza selvagem através de oficinas, exposições e diversas atividades. Na reunião do executivo, que se realizou na manhã desta segunda-feira, Hugo Silva, vereador na Autarquia da Mealhada, manifestou-se satisfeito “pela realização deste tipo de eventos”.

Redescobrir a Natureza Selvagem no âmbito do Dia Internacional da Vida Selvagem foi o mote para dinamizar diversas atividades de sensibilização ambiental através de exposições, oficinas e espaço criança. Destaque para a devolução de uma Águia-de-asas-redondas à natureza, para a oficina de construção de armadilhas para as Vespas-asiáticas, para a produção de tintas com pigmentos naturais, para a construção de hotel para insetos, para o espaço para a saúde e desporto com dança ao vivo e para o espaço gastronomia. Estiveram também expostos no recinto alguns trabalhos representativos dos animais selvagens da fauna autóctone portuguesa construídos por escolas do Pré-Escolar, 1º Ciclo do Ensino Básico e Instituições de Terceira Idade.

Os visitantes, além da Mealhada, vieram de Coimbra, Porto, Lisboa, Luso, Figueira da Foz, Pampilhosa, Aveiro, Águeda ou Albergaria-a-Velha.

A iniciativa foi realizada em coorganização com o Centro de Interpretação Ambiental da Mealhada, contando com o apoio da Fundação Mata do Bussaco e da Escola Profissional Vasconcellos Lebre da Mealhada. Apoiaram ainda o SEPNA – Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente da Guarda Nacional Republicana, o CERVAS – Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens, Cogumelos da Horta, a Associação Bioliving, a ASPEA – Associação Portuguesa de Educação Ambiental, a MorAmbiente, AALC – Associação de Apicultores do Litoral Centro, Associação Quatro Patas e Focinhos, Licores Maria Gomes e DWH – Dance With Heart.

 

Encontro de Guias reúne na Mealhada 230 escuteiros

Na cidade da Mealhada, a Quinta do Murtal foi também palco de um “Encontro de Guias”, que juntou 230 escuteiros da região que, segundo o vereador Hugo Silva, “tiraram partido da Natureza”.