A Federação de Aveiro do Partido Socialista manifesta, em comunicado, “profundo pesar pelo falecimento de Fernando Rocha Andrade, ex-secretário de Estado dos Assuntos Fiscais do XXI Governo constitucional, dirigente nacional e federativo e um dos melhores quadros do Partido Socialista, com longa participação política a partir de Aveiro”.
“Fernando Rocha Andrade foi um cidadão, um político e académico de inteligência excecional e liberdade de pensamento a toda a prova. Tinha tanto ainda para nos dar. Fará muita falta a Aveiro e ao país”, lê-se na nota enviada aos jornais, que acrescenta que “foi eleito deputado, pelo círculo eleitoral de Aveiro, em 2015, tendo depois exercido as funções de secretário de Estado dos Assuntos Fiscais até 2017. Anteriormente, já desempenhara as funções de subsecretário de Estado da Administração Interna, entre 2005 e 2007”.
Para o PS de Aveiro, “apesar da sua retirada da vida política ativa e do seu regresso a uma carreira académica que todos reconheciam como brilhante, na “sua” Universidade de Coimbra, Fernando Rocha Andrade manteve sempre o seu empenho e sua militância ativa no PS – que já mantinha desde os tempos da JS -, colaborando em tudo o que lhe era solicitado, até ao fim”.
“Comprometemo-nos a transportar connosco o seu legado. O Fernando Rocha Andrade é um exemplo que faremos perdurar na nossa ação”, lê-se ainda no documento que expressa “sentidas condolências à sua família e amigos”.