Com um recinto limitado a 10 mil lugares no domingo e na terça-feira, a organização do Carnaval de Buarcos espera que o evento esgote rapidamente, mas a respetiva Associação de Carnaval garante que o Plano de Contingência e Segurança, aprovado em plena emergência COVID 19, não prevê o aumento do recinto ou da capacidade do espaço, limitado a dez mil pessoas. A título pessoal, e uma vez que o Carnaval da Bairrada é um dos muitos do país que optou pela não realização do evento, muitos foliões das escolas que participam normalmente no evento da Mealhada desfilarão por agremiações do concelho da Figueira da Foz.
O Carnaval de Buarcos/ Figueira da Foz recuperou este ano uma das suas mais antigas tradições e delega a sua mais elevada representação a cidadãos com reconhecida participação não apenas carnavalesca, mas também cívica e associativa. Helena Ferreira, a conhecida carteira figueirense, foi a Rainha escolhida. Já Carlos Simpatia é um nome menos habitual nestas andanças carnavalescas, mas aceitou com “grande entusiasmo” o convite da Câmara Municipal da Figueira da Foz para assumir o trono em 2022.
Os padrinhos deste Carnaval são duas reconhecidas figuras do meio associativo e carnavalesco: Cristina Félix, “ilustre buarqueira”, e Carlos Certo, figura absolutamente incontornável do meio folião e popular da cidade.
Este ano, o Carnaval de Buarcos sai à rua “em defesa das Artes”, um tema que pretende homenagear a resiliência do meio artístico, tão afectado pelo confinamento ditado pela crise pandémica.
No recinto regista-se um aumento do número de lugares sentados em bancada, que passaram agora para 700, com acesso livre por ordem de chegada. O uso de máscara é fortemente recomendado.
No dia 26, sábado à noite, será a vez das três escolas de samba apresentarem pela primeira vez o trabalho e os enredos deste ano, a partir das 21h30. No domingo, dia 27 e na terça feira dia 1 de Março realizam-se os grandes corsos carnavalescos, que contam com a participação de cinco grupos, três escolas de samba e o tradicional carro da Junta de Freguesia de Buarcos e São Julião, num total de cerca de um milhar de desfilantes.
Alguns dos desfilantes serão provenientes de escolas de samba do Carnaval da Bairrada. Segundo o que o «Bairrada Informação» conseguiu apurar, da escola Sócios da Mangueira, dois elementos irão dirigir as baterias das escolas figueirenses «Mato Grosso» e «A Rainha» e o músico Xandinho irá a tocar e cantar no «Novo Império».
Das escolas Amigos da Tijuca e do Batuque, haverá participações enquanto jurados no concurso de escolas que se realiza no desfile noturno de sábado.
Informações
Entradas no recinto:
Ponte Galante (entrada Sul) – 3 bilheteiras (apenas Domingo e Terça-feira);
Rua dos Pescadores – 3 bilheteiras;
Buarcos (entrada Norte) – 8 bilheteiras;
Pontos de venda adicionais:
FozPlaza (Domingo e Terça-feira);
Tabacaria Chouco (Domingo e Terça-feira);
Tabacaria Satélite (Domingo e Terça-feira);
Quiosque Praça 8 de Maio (Domingo e Terça-feira);
Horário de Venda de Bilhetes:
Sábado (bilheteiras Buarcos Rua dos Pescadores): 17h30;
Domingo e Terça-feira: das 10 às 17 horas.
Créditos fotográficos: Diário de Coimbra