A Câmara da Mealhada aprovou, por unanimidade, em reunião do executivo municipal, a atribuição de 1.500 euros para apoiar o novo projeto de cinema da Ukbar Filmes, o documentário “Pharmacon”, que inclui diversas filmagens na Mata Nacional do Bussaco.
«O documentário da produtora Ukbar Filmes, que se centra numa teoria da conspiração entre cogumelos mágicos, humanos e pombos-correio, beneficia das paisagens únicas da Mata Nacional do Bussaco enquanto a Mata e o território Mealhada beneficiarão da exposição mediática que o documentário irá gerar», lê-se num comunicado de imprensa da Autarquia da Mealhada, que acrescenta que para além «da promoção natural e paisagística do património, o Município será incluído nas redes de promoção do filme e terá uma sessão especial de apresentação de “Pharmacon”, com a presença do realizador Jorge Jácome».
“Há aqui um duplo contributo: o de apoio à produção artística de elevado nível e o de valorização e promoção do nosso território que será visionado nos circuitos internacionais de cinema”, sublinha Gil Ferreira, vereador da Cultura na Câmara da Mealhada.
Recordamos que a Ukbar Filmes é uma das principais produtoras de cinema e televisão de Portugal, tendo estreado, em 2020, “A Espia”, que marcou o regresso de Daniela Ruah à ficção nacional, mais de uma década depois, e a “Crónica dos Bons Malandros”, ambas séries de ficção nacionais mais vistas, desde 2016, na RTP. Esta produção conta com apoios nacionais, nomeadamente do ICA, Instituto do Cinema e Audiovisual.
As filmagens decorreram de 30 de janeiro a 3 de fevereiro, tendo o apoio monetário da Autarquia servido para alojamento e alimentação dos intervenientes no documentário. «Refeições e dormidas foram todas feitas no concelho da Mealhada, nomeadamente no Luso», garantiu, na reunião da Autarquia que se realizou na passada sexta-feira, António Jorge Franco, presidente da Câmara de Anadia.
Fotografia de Hugo Ferreira