A obra ferroviária da concordância da Linha do Norte com a Linha da Beira Alta, no âmbito da Modernização entre a Pampilhosa e Vilar Formoso, «é um investimento de máxima importância para a região Centro e Norte», defendeu, na manhã da passada segunda-feira, Pedro Nuno Santos, cabeça de lista distrital do Partido Socialista para as Legislativas de 30 de janeiro. No segundo dia oficial de campanha, o candidato e Ministro das Infraestruturas e da Habitação desde 2019, visitou o Hospital Misericórdia e os Bombeiros Voluntários na cidade da Mealhada.
Para Pedro Nuno Santos não há dúvidas sobre a centralidade que a empreitada da concordância trará à região. «Estamos a falar de um investimento da máxima importância para o país, para a região Centro e Norte. A modernização da Linha da Beira Alta vai permitir comboios maiores e ser a nossa ligação à Europa do ponto de vista do transporte ferroviário de mercadorias e de passageiros também. A concordância é fundamental para que os comboios possam vir do porto de Leixões e do porto de Aveiro, ligando a nossa economia a Espanha e ao resto da Europa. E isto obviamente que dá centralidade a esta região», referiu, garantindo que a Linha da Beira Alta «tem que estar toda modernizada até final de 2023», sendo que a obra da concordância terá que estar pronta antes.
Acerca das reivindicações à obra, nomeadamente queixas que se prendem com poluição e barulho, o candidato assume que «não se consegue fazer um investimento como aquele que está a ser feito sem que isso cause desconforto e incómodo nas populações. É um sinal do desenvolvimento do país que tem custos no momento da obra. Infelizmente não é possível resolver totalmente, apenas mitigar as consequências». E relembra: «Não poderemos promover a transição ambiental no país se não formos capazes de promover o transporte ferroviário. Partilho desse incómodo, mas a alternativa seria parar o nosso desenvolvimento e isso também não é solução».
Uma das contrapartidas da Infraestruturas de Portugal ao pedido de emissão de Declaração de Interesse Municipal sobre a concordância foi a promessa da tão ansiada requalificação da Estação da Pampilhosa. «A Autarquia percebeu a importância da obra para o país e para a região, mas foi também exigente», disse Pedro Nuno Santos, garantindo que a requalificação na Estação «vai ter que avançar» e que é um objetivo «dos nossos trabalhos na IP».
A visita de Pedro Nuno Santos à Mealhada, na manhã do passado dia 17 de janeiro, começou no Hospital Misericórdia da Mealhada. «Esta unidade de saúde presta um serviço fundamental à população deste concelho, num serviço de complementaridade que garante à população uma rede de cuidados de saúde de qualidade. O investimento no SNS em complementaridade com o setor social é um dos compromissos do nosso programa eleitoral», enalteceu o candidato, referindo que «o SNS tem uma grande pressão a nível de procura e os bons exemplos, como é o caso do Hospital da Mealhada, acabam por aliviar o SNS».
O périplo da comitiva distrital de Aveiro do PS passou ainda pelos Bombeiros da Mealhada; pela empresa Maxividro, na Zona Industrial de Viadores; e pela fábrica AJ Maia e Caves São Domingos, no concelho de Anadia.
Mónica Sofia Lopes