“Na vinha, a poda marca o início de um novo ciclo. É também o que esperamos para o ano que acaba de começar; contamos que 2022 nos traga um forte abrandamento na pandemia – se possível, o seu fim – e o regresso aos eventos presenciais”. É com este pensamento que a Comissão Vitivinícola da Bairrada anuncia o regresso do “Aqui na Bairrada”. Depois de dois anos de interregno, Anadia volta a celebrar os vinhos, a gastronomia e a cultura bairradina num evento, que tem data marcada para os dias 7 e 8 de maio.
O evento estreou-se em setembro de 2019, data que coincidiu com o lançamento da nova identidade e marca Bairrada. A pandemia da Covid-19 roubou-lhe o protagonismo em 2020 e 2021, sendo que neste regresso, em 2022, há novidades: uma delas é a mudança da data no calendário, com a transição para o mês de maio. O local mantém-se, com “palco” no Pavilhão de Desportos de Anadia, e a entrada é livre. A compra do copo oficial da Bairrada (no valor de três euros) fica reservada para quem quiser provar os vinhos e espumantes presentes na mostra de vinhos ou à mesa dos espaços de restauração local.
A Comissão Vitivinícola da Bairrada volta assim a desafiar os produtores da região demarcada a pôr à prova os seus néctares, desde grandes referências aos seus mais recentes rótulos. Entre espumantes, brancos, rosés e tintos – todos com certificação de Denominação de Origem DO Bairrada ou IG Beira Atlântico –, será dado relevo à diversidade e à qualidade dos néctares, bem como à tipicidade do terroir bairradino ou não estivéssemos nós na época do ano habitualmente dedicada à vindima, com as vinhas e as adegas a ocuparem o centro das atenções de quem se dedica a tão nobre atividade. A afirmação da identidade da Bairrada também é feita com a sua gastronomia, onde o leitão será rei, acompanhado do famoso pão da Mealhada e de outras iguarias, algumas doces.
A organização do “Aqui na Bairrada” está cargo da Comissão Vitivinícola da Bairrada, da Rota da Bairrada e do Município de Anadia, com o apoio da entidade Turismo do Centro de Portugal e do Instituto da Vinha e do Vinho.