O novo parque de estacionamento do centro da Mealhada já está aberto à população. A obra permitiu a criação de noventa e seis lugares de estacionamento e uma nova circulação automóvel no centro da cidade, com interligação de várias ruas. Também a empreitada de requalificação do centro histórico da Mealhada está praticamente em fase de conclusão.
O novo parque de estacionamento, cujo investimento rondou os 643 mil euros (mais IVA), é composto por noventa e seis novos lugares de estacionamento. Destes, setenta foram criados junto à Rua Ponte de Viadores, entre a linha do Norte e o arruamento, sendo oito lugares destinados a pessoas com mobilidade condicionada. Na bolsa de estacionamento criada entre a Rua das Oliveiras e a Rua Branquinho de Carvalho foram criados vinte lugares, dos quais dois são destinados a pessoas com mobilidade condicionada e três são reservados a veículos elétricos com futuro posto de carregamento. Na Rua Branquinho de Carvalho foram criados mais seis lugares, sendo dois deles destinados a veículos elétricos com futuro posto de carregamento. O projeto incluiu também a criação de três espaços para o parqueamento de bicicletas, com uma capacidade total de setenta e duas bicicletas.
A criação deste parque de estacionamento traduz também uma melhoria significativa no tráfego bem no centro da cidade. A Rua 27 de Setembro, na Urbanização do Choupal, passa a estar ligada à Avenida Dr. Manuela Lousada, através do prolongamento da Rua Ponte de Viadores, passando, esta via, a ter dois sentidos e a ser o acesso ao parque de estacionamento. A Rua Ponte de Viadores e o parque de estacionamento podem também ser acedidos pelas ruas José Branquinho de Carvalho, Rua das Oliveiras e Rua Eduardo Alves de Matos, junto ao edifício da Câmara Municipal da Mealhada.
«A obra, designada de “Requalificação do vazio urbano com parque de estacionamento no centro histórico da Mealhada”, integra o Plano de Ação de Regeneração Urbana da Mealhada (PARU), juntamente com a “Requalificação Urbanística do Centro Histórico da Mealhada”, ainda a decorrer no núcleo histórico mais a sul da cidade», lê-se num comunicado de imprensa da Autarquia da Mealhada, que acrescenta que «esta empreitada, que ascende a 1,3 milhão de euros, está também a entrar na fase final».
“Temos acompanhado esta obra de uma forma muito próxima junto do empreiteiro e é com satisfação que podemos adiantar que tudo leva a crer que a obra esteja terminada já em final de março, antecipando o prazo de execução. Concluídas estas intervenções de fundo, podemos avançar para as medidas concretas no sentido de devolver, verdadeiramente, o espaço público aos cidadãos, de forma a que o centro da cidade se torne um espaço aprazível”, realça o presidente da Câmara, António Jorge Franco.