Ruy de Carvalho, Carlos Cunha, Marina Mota, Mafalda Arnauth, Rodrigo Guedes de Carvalho, António Calvário, Nuno Markl, José Pedro Vasconcelos e Tiago Castro são muitos dos cabeças de cartaz para os próximos meses no Cineteatro Municipal Messias, na Mealhada. Aos nomes conhecidos juntam-se também o teatro – da comédia ao musical infantil e muitos outros espetáculos levados a cabo por associações culturais e artísticas do concelho mealhadense. Um investimento que, segundo o presidente e o vereador da Cultura da Autarquia da Mealhada, tem como objetivo primordial «a qualidade de vida dos munícipes, proporcionando-lhes espetáculos diversificados», assim como «tornar a Mealhada mais atrativa, do ponto de vista cultural, para os não residentes».

Cordis abre o cartaz a 28 de janeiro; seguindo-se, em fevereiro, o teatro – comédia «Ai a minha filha», o talk-show «Depois vai-se a ver e nada», João Fuss, «A Ratoeira» e o teatro infantil «Hansel e Gretel e o velho carvalho». Em março, «E tudo o morto levou», o espetáculo musical de António Calvário, stand-up motivacional com Tiago Castro, concerto dos «Invisible Rain», musical infantil «O lago da aventura» e o teatro «Um dia (in)comum». Gerardo Rodrigues abre o mês de abril, seguindo-se o musical infantil «O Capuchinho Vermelho», o teatro – comédia «Ding Dong», jazz com «Solaris» e o teatro juvenil «Tanixudedos». Em maio, o palco será da fadista Mafalda Arnauth, dos «Ruge», do teatro infantil «O cavaleiro em terras de Oriana», haverá magia com o mealhadense André Lopes, concerto da Orquestra Clássica do Centro, teatro «O inspetor geral» e stand up comedy com Nuno Markl. A 4 de junho será a vez do teatro infantil «Os piratas também se apaixonam».

Também nos próximos meses, a Sala de Exposições do Cineteatro Messias recebe a mostra de fotografias «Sardas»; uma exposição interativa sobre tradições carnavalescas (com recurso a óculos que dão a sensação que o visitante está a participar no desfile) designada «Foliar entre Montes e Mar»; e «A capela da minha aldeia».

«Diversidade, dimensão cosmopolita, acessibilidade, envolvimento da comunidade e sustentabilidade são os traços marcantes e diferenciadores» do programa apresentado, na manhã de ontem, e destacados pelo vereador Gil Ferreira. «Temos diversos géneros artísticos para vários públicos. Quisemos ter aqui muito do que há nas principais salas do nosso país», destaca o autarca, acrescentando que os espetáculos têm valores que estão ao alcance dos munícipes, entre dez a doze euros e alguns até gratuitos.

«Queremos que as pessoas tenham oportunidade de assistir a espetáculos e que o façam com alguma regularidade», declarou também António Jorge Franco, presidente da Câmara, desejando que o público assista à oferta disponível, mas que também faça parte dela: «Queremos mais pessoas em cima do palco, tornando o concelho mais dinâmico».

Gil Ferreira elogiou «a grande quantidade de lotações esgotadas que o Cineteatro Messias teve nos últimos anos», enfatizando, contudo, que «esse não é de todo o nosso critério». «Sabemos que alguns não terão sala cheia, mas queremos disponibilizá-los aos nossos munícipes. Acontece o mesmo com as sessões de cinema que atravessam uma situação difícil por todo o país e também na Mealhada. Apesar disso, não nos passa pela cabeça terminar com esta oferta», rematou o vereador da Cultura.

Os interessados em mais informações devem fazê-lo através do número de telefone 231 209 870 e/ou do correio eletrónico teatromessias@cm-mealhada.pt.

 

Mónica Sofia Lopes